José Freitas participa de seminário de combate à violência nas escolas

José Freitas participa de seminário de combate à violência nas escolas

O seminário teve como foco o tratamento da violência nas escolas, palestras e relatos de experiências.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador José Freitas do (PRB-RS) e atual secretário municipal de segurança de Porto Alegre participou do Seminário “Conte até dez nas escolas”. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público. O seminário teve como foco o tratamento da violência nas escolas, palestras e relatos de experiências. O NAP relatou o trabalho desenvolvido nos projetos “Dois caminhos, uma escolha”, “Teatro de bonecos” e outras ações preventivas na Rede Municipal de Ensino (Smed).

Os guardas municipais que integram o projeto, Régis Abrão, Juliano Padilha e Emilene Pimentel estiveram presentes e apresentaram as ações realizadas. O coordenador Abrão destacou que o trabalho se dá através de uma relação de parceria integrando professores, alunos e a comunidade local para se discutir ações preventivas de segurança e temas como: Jovens em conflito com a lei, bullying, vandalismo e pichação, oportunidades, drogadição e referências. “Visamos através das orientações a formação do desenvolvimento social”, destaca.

O Núcleo de Ações Preventivas (NAP) foi criado em 2007 com o objetivo de atuar junto à Rede Municipal de Ensino, divulgando de forma educativa a importância da atitude como prevenção à violência no ambiente escolar. Os servidores apresentam nas escolas da rede o Projeto “Dois Caminhos, Uma Escolha” aos alunos, esclarecendo os encaminhamentos de jovens em conflito com a lei, além de trazer noções básicas de direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança (ECA) e consequências sobre o uso de substâncias psicoativas (drogas), entre outras atividades.

O secretário enfatizou a importância da Guarda Municipal de realizar o trabalho social no intuito desenvolver ações preventivas de segurança para jovens e adolescentes. “A aproximação com a comunidade escolar é fundamental, pois faz com que o aluno aprenda sobre a conservação do patrimônio público da cidade e do bem comum”, finaliza.

A campanha “Conte até dez nas Escolas” já foi lançada nacionalmente. Mais do que um slogan, foi concebida como ação da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enas), ganhando espaços sociais em todo o País.

Estiveram presentes o secretário municipal de segurança José Freitas e representantes da Brigada Militar e Rede de Ensino, Deca-PC, Juizado da Infância e da Juventude e a Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

Texto e foto: Ascom – secretário José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!