José Freitas debate a prevenção do câncer de mama em Porto Alegre

Vereador defendeu ações de incentivo aos avanços tecnológicos da mamografia, principal meio de diagnóstico da enfermidade

Publicado em 11/10/2017 - 00:00

José Freitas debate a prevenção do câncer de mama na Câmara de Porto Alegre
Vereador defendeu ações de incentivo aos avanços tecnológicos da mamografia, principal meio de diagnóstico da enfermidade

Porto Alegre (RS) – O vereador José Freitas (PRB) participou, na terça-feira (10), de debate na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegres sobre o movimento de prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

Na ocasião, o parlamentar parabenizou a iniciativa e defendeu ações de incentivo aos avanços tecnológicos da mamografia, principal meio de diagnóstico da enfermidade. “Embora seja essencial para a cura, este ainda é um procedimento doloroso. A tecnologia na área da saúde avança tanto e neste setor ainda não vejo o mesmo nível de desenvolvimento para alternativas que não machuquem tanto as mulheres e que seja tão eficiente quanto este procedimento”, frisou.

Estatísticas

No Brasil, mais de 50% dos casos de câncer são descobertos tardiamente, o que aumenta as chances de metástase e óbito. O trabalho preventivo é imprescindível porque quando detectado nos estágios iniciais, a probabilidade de cura atinge o índice de 95%.

Em 2016, Porto Alegre registrou 130 casos para 100 mil habitantes, sendo que a média nacional entre capitais foi de 79 casos para cada 100 mil indivíduos. Sendo que este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo. No Rio Grande do Sul, é a doença que mais mata as gaúchas.

Texto: Graziele Corrêa / Ascom – vereador José Freitas
Foto: Andielli Silveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend