Jornalistas são homenageados na Câmara Municipal de Salvador

A iniciativa foi do vereador Luiz Carlos (PRB), que atualmente ocupa também o cargo de secretário de Comunicação da Casa

Publicado em 2/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:08

Salvador (BA) – Na manhã de terça-feira (30), a Câmara Municipal de Salvador recebeu grandes nomes da imprensa e visitantes em geral para homenagear os jornalistas, pela passagem do Dia do Jornalista, que foi comemorado em 7 de abril.

A iniciativa foi do vereador Luiz Carlos (PRB), que atualmente ocupa também o cargo de secretário de Comunicação da Casa. “Tenho grande preocupação a respeito dos problemas que envolvem a categoria, além de reconhecer a necessidade de valorizar e enaltecer profissionais tão importantes para o nosso país”, disse.

Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) falou da sensibilidade do vereador em relação às dificuldades diárias que os jornalistas enfrentam e destacou a importância de manter a ética e combater as fake news. Além disso, lembrou de que é preciso combater toda forma de repressão da liberdade de imprensa.

Durante a sessão, nomes como Camila Marinho (Rede Bahia), Jéssica Smetak (Rede Record), Pâmela Lucciola (Band), Maiane Nogueira (TV Aratu) falaram um pouco sobre a trajetória na área de jornalismo.

Já o diretor de comunicação da Câmara Municipal e editor de política do impresso Tribuna da Bahia, o jornalista Osvaldo Lyra, participou do evento e destacou a força da imprensa e a importância do reconhecimento dos profissionais de comunicação.

Abrilhantando o evento estiveram presentes o editor do site Fala Cajazeiras, Eduardo da Luz, e jornalistas que acompanham o dia a dia da Câmara, como Ivan Luiz Almeida (Radialista e Editor do Site Repórter Hoje), que falou sobre o seu pioneirismo na cobertura das sessões na Câmara Municipal, onde há mais de 10 anos, ele “já utilizava câmera e microfone para fazer as entrevistas, desempenhando a função de repórter e cinegrafista ao mesmo tempo” e aproveitou o momento para homenagear os colegas que cobrem as pautas da Casa.

Ainda presentes, estiveram as coordenadoras dos cursos de comunicação das Faculdades Dois de Julho e Estácio de Sá, representadas por Camila Boto e Antoniela Devanier, respectivamente. Silvana Oliveira, Diretora de Jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia, também compôs mesa e falou da importância de eventos como esse e sobre como se sente exercendo a profissão numa cidade como Salvador, que é culturalmente rica e plural.

A Banda da Guarda Municipal tocou o Hino do Estado da Bahia e o cantor e compositor Edy Casais conduziu a parte musical da homenagem, apresentando grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

“O nosso país precisa da imprensa, da sua força, do papel que ela desempenha, de maneira ética, limpa e transparente. Nesse contexto, os jornalistas exercem um papel fundamental. O Dia do Jornalista é para reforçar a sua importância, bem como para homenagear e marcar a luta dos profissionais dessa categoria”, afirmou Luiz Carlos.

Texto e fotos: Ascom – vereador Luiz Carlos
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend