João Andrade promove ação contra o abuso e a exploração sexual de menores em Caucaia

João Andrade promove ação contra o abuso sexual de menores em Caucaia (CE)

Republicano promoveu uma caminhada pelo centro da cidade e distribuiu panfletos aos pedestres e motoristas com o número do disque-denúncia, o Disque 100

Publicado em 21/5/2019 - 00:00

João Andrade promove ação contra o abuso e a exploração sexual de menores em Caucaia
Republicano promoveu uma caminhada pelo centro da cidade e distribuiu panfletos aos pedestres e motoristas com o número do disque-denúncia, o Disque 100

Caucaia (CE) – Ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes marcaram o sábado (18), na cidade de Caucaia, município cearense da região metropolitana de Fortaleza. A data é considerada, nacionalmente, o Dia “D” de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual infantil.

Em alusão à data, o vereador João Andrade (PRB) promoveu uma caminhada pelo centro da cidade e distribuiu panfletos aos pedestres e motoristas com o número do disque-denúncia, o Disque 100.

A ação teve como objetivo alertar e levar esclarecimentos sobre a importância da proteção a crianças e adolescentes, e sobretudo sobre como identificar sinais no comportamento para saber se há algo de errado.

Durante a ação, João Andrade conversou com as pessoas e ressaltou como é necessário realizar ações como esta para garantir a informação das pessoas sobre o assunto. “Foi uma ação de conscientização com a entrega de panfletos, faixas e camisas, divulgando dados e o telefone para denúncia. Em meu mandato tenho sempre buscado garantir melhorias para nossas crianças e adolescentes”, disse João Andrade.

Disque 100

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foi registrado um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. Desse total, 13.418 casos são de abuso sexual e 3.675 de exploração.

Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

O Dia “D”

O Dia “D”, ou Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – vereador João Andrade

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend