Ireuda Silva encerra o “Novembro Negro” com sessão sobre combate ao racismo em Salvador

Sessão especial proposta pela vereadora do PRB discutiu estratégias de combate ao racismo na sociedade soteropolitana

Publicado em 2/12/2018 - 00:00

Ireuda Silva encerra o “Novembro Negro” com sessão sobre combate ao racismo em Salvador
Vereadora Ireuda Silva (PRB), atual vice-presidente da Comissão da Reparação, assume a presidência do colegiado da Mulher a partir do próximo ano

Salvador (BA) – A Câmara Municipal de Salvador realizou, na tarde de quinta-feira (29), uma sessão especial que discutiu estratégias de combate ao racismo na sociedade soteropolitana. A iniciativa foi da vereadora Ireuda Silva (PRB), atual vice-presidente da Comissão da Reparação e que assume a presidência do colegiado da Mulher a partir do próximo ano.

“Quando chegou o mês de novembro, fiquei pensando no que fazer como representante. Tivemos várias ideias, mas pensamos em discutir o que trouxe todo esse mal. Lá atrás, no tempo da escravidão, a dor era única, não havia esperança, mas depois que veio a libertação, a tão sonhada liberdade, nos encontramos ainda com uma dor igual à dos tempos passados. Quando você vai a uma delegacia, o maior número de pessoas ali é negra e você entende que na maioria das vezes foi a falta de condições que as levaram àquela situação. Quando são negadas ao negro oportunidades de trabalho digno, de ganhar igual, você é conduzido a tudo aquilo que foi discutido aqui”, disse Ireuda Silva.

Secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento avaliou que o racismo tem várias esferas. “Tem várias formas de ele se comportar, e está aí, todos os dias e todas as horas de nossas vidas para reafirmar que nós negros somos menos competentes. Muitos sabem o quanto nos sentimos incompetentes em determinadas esferas”, disse, destacando que a delegada Jussara foi a única negra a enfrentar a violência policial em Nordeste de Amaralina. “Representamos a existência negra desse país”, afirmou.

Em sua exposição, o professor e sociólogo Ailton Ferreira destacou as dificuldades relacionadas à discussão e identificação do racismo na Bahia e no Brasil. “Estamos falando aqui de racismo. Quando perguntamos às pessoas se existe racismo, elas dizem que sim. Quando perguntamos quem é racista, as pessoas não sabem quem são. Existe racismo, mas não tem racista. Então existe no Brasil uma dificuldade de se identificar o sujeito e a causa, porque o sujeito é um sistema, um conjunto sistematizado”, pontuou.

Representante do Unicef, Helena Oliveira também se manifestou ao ler uma carta sobre a questão, mencionando a desigualdade social e a pobreza que afetam sobretudo os mais jovens, no Brasil e no resto do mundo. Tanto os componentes da mesa quanto o público firam profundamente tocados e reflexivos. Além dela, a estudante Joseane, do 3º ano do Colégio Estadual Mestre Paulo do Bairro da Paz, também foi à tribuna expor sua visão de jovem mulher negra sobre o assunto.

Compuseram a mesa do evento a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; o professor e sociólogo Ailton Ferreira, representando a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Fabya Reis; a delegada Jussara Souza; a representante da Unicef Helena Oliveira; o coordenador estadual do PRB Juventude Bahia, Gilberto Barreto Júnior; o radialista Ivan Luiz Santana; e o coordenador da Universal nos Presídios, Pr. Márcio Silva, que foi homenageado pela vereadora.

O evento também contou com uma apresentação do rapper MC Melodia, com a leitura do poema “Carta da Mãe África”, de Gog, por Ludmila Singa, e do grupo de percussão Tambores da Esperança.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend