Ireuda Silva destaca a importância de ações contra o racismo

Vereadora destaca que o Dia Nacional da Consciência Negra é apenas “um começo” no que diz respeito à luta contra o preconceito

Publicado em 21/11/2017 - 00:00

Ireuda Silva destaca a importância de ações que contenham o racismo
Vereadora destaca que o Dia Nacional da Consciência Negra é apenas “um começo” no que diz respeito à luta contra o preconceito e em prol de condições de vida mais justas para a população negra

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador, acredita que o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, é apenas “um começo” no que diz respeito à luta contra o preconceito e em prol de condições de vida mais justas para a população negra. “Trata-se de uma data extremamente importante, que questiona mazelas de nossa história. No entanto, consciência negra é todo dia”, diz a vereadora.

Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que os negros representam 71% das vítimas de homicídio. Entre 2005 e 2015, o número de assassinatos de brancos recuou 12% e o de negros aumentou 18%. “Isso mostra que a luta está longe de chegar ao fim. Além da violência, sabemos que as condições e ofertas de trabalho e renda ainda são extremamente desiguais. E isso se deve, em grande medida, ao fato de que a parcela negra da sociedade é também a mais pobre e com menos acesso a educação de qualidade”, avalia Ireuda.

A republicana também lamenta e pede que as pessoas reflitam sobre os inúmeros casos de racismo diariamente noticiados, sobretudo em Salvador, que é a cidade mais negra fora da África. “Se não reagirmos a isso, casos como esse nunca deixarão de acontecer e, quando acontecerem, não serão devidamente punidos”, disse.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend