Ireuda Silva defende maior inserção da mulher negra no mercado de trabalho

Vereadora afirma que as mulheres negras ganham 65% dos homens do mesmo grupo racial e somente 30% da renda média de homens brancos

Publicado em 8/3/2018 - 00:00

Vereadora afirma que as mulheres negras ganham 65% dos homens do mesmo grupo racial e somente 30% da renda média de homens brancos

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação na Câmara Municipal de Salvador, destacou que o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), deve ser uma oportunidade para refletirmos e reafirmarmos a luta por uma maior inserção da mulher negra no mercado de trabalho.

Ela afirma que as mulheres negras ganham 65% dos homens do mesmo grupo racial e somente 30% da renda média de homens brancos.

“Trata-se uma realidade que sempre esteve aí, mas que a cada dia se torna mais evidente. Não podemos mais admitir nem aceitar que a economia brasileira avance no tempo estruturada de maneira tão machista e racista. Enquanto as mulheres negras, que constituem uma das parcelas mais discriminadas da sociedade, não tiverem um papel preponderante no desenvolvimento do país, nossas mazelas e atrasos enquanto povo nunca serão superados. Políticas públicas são fundamentais, mas mudar a cultura, a forma como a mulher negra é vista, também é importantíssimo”, avalia Ireuda.

A vereadora aponta, ainda, que pessoas negras ocupam 6,3% dos cargos de gerente em empresas e 4,7% dos quadros de executivos. No que tange às mulheres negras, 1,6% são gerentes e 0,4% são executivas. “É claro que muito disso está relacionado à falta de oportunidade de uma educação básica e superior de qualidade. Mas não podemos ser hipócritas a ponto de achar que uma mulher negra nunca é preterida em uma seleção de emprego”, acredita a republicana.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend