Vereadora Ireuda conduz mais uma edição do prêmio Maria Felipa em Salvador

Ireuda Silva conduz mais uma edição do prêmio Maria Felipa em Salvador

Prêmio é dedicado às mulheres negras que exercem funções destacadas na luta contra o preconceito e a autoafirmação

Publicado em 28/7/2018 - 00:00

Ireuda Silva conduz mais uma edição do prêmio Maria Felipa em Salvador
Prêmio é dedicado às mulheres negras que exercem funções destacadas na luta contra o preconceito e a autoafirmação

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador, realizou, na quarta-feira (25), mais uma edição do prêmio Maria Felipa, dedicado às mulheres negras que exercem funções destacadas na luta contra o preconceito e em prol da autoafirmação.

Entre as 19 homenageadas, estiveram a promotora Lívia Vaz; a vereadora Marta Rodrigues; Dona Ana Freire; Carol Machado, coordenadora do movimento Novas Felipas; Edna Matos, diretora do Instituto Federal da Bahia em Santo Antonio de Jesus; e Esperanza Bioho, diretora da Fundação Cultural Colômbia Negra.

“Me sinto honrada neste momento. Temos aqui muitas guerreiras e mulheres empoderadas. Lutaram para vencer muitas barreiras. Ser negra e mulher não é fácil.  Homenagear as que se destacam na luta contra o preconceito é o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento”, destacou Ireuda Silva, pedindo aplausos do público para todas as mulheres.

A vereadora Marta Rodrigues enalteceu o papel de Ireuda Silva na iniciativa de valorização das mulheres. “Somos todas Felipas. Essa negona, como chamo a vereadora Ireuda, é uma guerreira”, disse.

A promotora Lívia Vaz destacou que a data serve para reflexão. “Somos expressão herdada da nossa ancestralidade. Conjugamos e vivemos com voracidade o verbo ‘resistir’”, disse em sua fala.

Um dos pontos altos da noite ocorreu ao final do evento, quando Ireuda descobriu que era uma das homenageadas. O prêmio foi entregue por seu filho, que também discursou. “O império machista não quer ver que o nosso objetivo é somar e não dividir”, disse a republicana, emocionada.

Fizeram parte da mesa, além da vereadora Ireuda Silva, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA); a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; a deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ); a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; a comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; a estilista e artesã, Negra Jhô; e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, representando o Tribunal de Justiça da Bahia.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend