Ireuda Silva afirma que o preconceito é mais violento contra a mulher negra

Em entrevista à rádio Metrópole, a republicana destacou que o problema é o reflexo de um processo histórico que remonta ao período escravocrata

Publicado em 31/10/2018 - 00:00

Ireuda Silva afirma que o preconceito é mais violento contra a mulher negra
Em entrevista à rádio Metrópole, a republicana destacou que o problema é o reflexo de um processo histórico que remonta ao período escravocrata

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação e membro da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, fez uma análise da posição de desigualdade da mulher negra na sociedade brasileira. Em entrevista à rádio Metrópole, a republicana destacou que o problema é o reflexo de um processo histórico que remonta ao período escravocrata.

Ireuda apontou, ainda, que a situação das mulheres negras é uma das coisas que mais me preocupam. “No mercado de trabalho, as dificuldades começam por ela não ter, muitas vezes, a estética que eles precisam: a pele clara, o olho verde, o cabelo liso… Já começa por aí. Além disso, a mulher negra é, muitas vezes, vista como incapacitada. Quando se fala de negritude, somos vistas como menores. Somos a massa que contribuiu para a formação do nosso Brasil, mas entendem que isso aconteceu de forma bruta, por trás das cortinas. O preconceito é mais violento contra a mulher negra, que também sofre com o machismo”, avaliou Ireuda, apontando que, em pleno século XXI, ainda é escassa a presença da mulher negra em espaços de poder.

A vereadora do PRB acrescenta: “Quantas mulheres são vistas em espaços de poder? Na Câmara Municipal, são 43 vagas e oito mulheres. E negras? Poucas. E nos demais espaços? No Judiciário?”, questionou.

Em novembro, mês da Consciência Negra, a vereadora conduzirá uma série de atividades sobre o tema. A primeira delas ocorrerá no próximo dia 9 de novembro com a  realização de uma sessão especial sobre a marginalização do negro em Salvador. O evento está marcado para as 14h, na Câmara Municipal.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend