Iniciativa de Tiago Ilha, programa Leitura Solidária é aprovado na Câmara de Farroupilha

Iniciativa de Tiago Ilha, programa Leitura Solidária é aprovado na Câmara de Farroupilha

“A amplitude desse programa me fascina ainda mais por pensar naquela criança que poderá ter acesso a leitura”, conta Tiago Ilha (PRB)

Farroupilha (RS) – Aqueles livros usados que estão esquecidos lá num canto da prateleira ou jogados dentro do armário da sala, poderão ter um novo destino, a partir de agora, na cidade de Farroupilha. Isso porque foi aprovado na sessão de terça-feira (4), o Decreto de Lei do Legislativo que institui o Programa Leitura Solidária, de autoria do vereador Tiago Ilha (PRB).

O objetivo do programa é promover a inclusão e justiça social, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento cultural e intelectual da sociedade. O texto aprovado por unanimidade pelos vereadores, versa sobre a responsabilidade da Câmara de Farroupilha em receber, catalogar e triar as obras recebidas antes de encaminhar o material para a doação.

“Imagina aquela criança, aluno, que busca determinado livro, que muitas vezes não tem na biblioteca da escola e que ela não tem condições de comprar. Esse livro pode estar parado na casa de outra pessoa ou entidade que já se beneficiou da leitura, e que agora tem um canal para fazer a doação de forma responsável e organizada por um órgão público”, comentou Tiago Ilha.

Segundo o vereador republicano, a iniciativa tem o importante papel de intermediar a doação das obras entre a sociedade e empresas privadas, para que sejam destinadas às bibliotecas da rede de ensino municipal, bibliotecas de hospitais, casas de passagem e outras, classificando os livros por faixa etária. Outra preocupação pertinente da proposta, explica ele, é a destinação final dos livros que não tem mais condições de uso. Neste caso, também é responsabilidade da câmara enviar os materiais para o descarte correto através das cooperativas de reciclagem existentes na cidade.

“A amplitude desse programa me fascina ainda mais por pensar naquela criança que poderá ter acesso a leitura, mas também por estar preocupado com o futuro dela, quando pensamos na questão do meio ambiente”, ressalta o vereador.

O programa deverá cessar suas atividades sempre três meses antes do pleito eleitoral, respeitando a lei federal 9.504/97 e no final da atuação Legislativa, a bancada proponente deverá publicar um relatório sobre as doações feitas a cada entidade a fim de dar transparência.

Texto e foto: Ascom – vereador Tiago Ilha
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.