Indicação do vereador João Luiz prevê emissão de certidão de óbito em hospitais

Norma tem como objetivo combater fraudes com nome de pessoas que foram a óbito

Publicado em 22/2/2017 - 00:00

Norma tem como objetivo combater fraudes com nome de pessoas que foram a óbito


Manaus (AM) –
O vereador João Luiz (PRB) protocolou, segunda-feira (20), uma indicação endereçada ao Poder Judiciário, sugerindo baixar provimento incumbindo postos dos cartórios a emitir certidão de óbito nos hospitais da rede pública de Manaus e no Instituto Médico Legal (IML), conforme proposto pelo Conselho Nacional de Justiça. O objetivo, segundo o republicano, é facilitar a vida da família, em momento de dor e sofrimento pela perda de um ente querido.

O vereador ressalta, ainda, que a medida, junto à Corregedoria-Geral de Justiça – órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), é uma aliada ao combate a fraudes com nome de pessoas que foram a óbito. “Além de dar celeridade para que o familiar possa resolver os trâmites para velar e sepultar seu ente querido, esta medida ajuda a combater estelionatários usando atestados falsos para obter, por exemplo, benefícios previdenciários como pensões”, disse o vereador.

O parlamentar da Câmara Municipal de Manaus (CMM) pontuou, ainda, que a disponibilidade do atestado de óbito em unidades de saúde diminui o desgaste da família em resolver problemas com o registro, num momento de desorientação e dor. “Temos de ajudar as pessoas e facilitar que procedimentos como a emissão de certidão de óbito seja o mais célere possível e sem burocracias”, disse.

Texto: Ascom – vereador João Luiz
Foto: Tiago Corrêa 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend