Guarda Municipal amplia patrulhamentos em Porto Alegre

Gestão do republicano José Freitas ganha destaque na cidade.

Publicado em 20/1/2015 - 00:00

Guarda Municipal amplia patrulhamentos em Porto Alegre
Gestão do republicano José Freitas ganha destaque na cidade.

 

Porto Alegre (RS) – A Guarda Municipal realizou, em 2014, 56 detenções motivadas por pichação, furtos, invasão e dano ao patrimônio público, desacato e depredação. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Estratégia da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), durante o ano passado foram realizadas 90.335 providências e encaminhamentos por conta de patrulhamentos preventivos; inspeções; abordagens; ameaças, agressões e apoio em manifestações públicas.

“Buscamos desenvolver políticas de combate à violência na Capital”, afirmou o secretário municipal de segurança de Porto Alegre, José Freitas (PRB), ao destacar as atividades de prevenção da violência nas escolas municipais, postos de saúde e nas diversas comunidades do município. Freitas disse ainda que em seu segundo ano de existência, a SMSEG buscou a solidificação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o Patrulhamento Noturno, a criação de novas ações da Guarda Municipal na cidade de Porto Alegre.

Atualmente com um efetivo de 511 agentes e dividida em 11 áreas de atuação, a Guarda Municipal é responsável pela segurança preventiva em 470 locais, como praças, parques, escolas e demais prédios públicos. Veja a seguir o balanço de atividades da pasta em 2014.

Núcleo de Ações Preventivas (NAP)

Por intermédio do projeto Dois Caminhos Uma Escolha e Teatro de Bonecos foram atingidas cerca de 2.500 pessoas, entre professores, pais e alunos, intensificando as ações preventivas educacionais em escolas. A proposta do Núcleo é atuar junto às crianças, alunos da rede municipal de ensino, buscando promover um melhor ambiente escolar, realizar ações de prevenção através de palestras e eventos, tendo como instrumento ferramentas lúdicas, que estimulam a participação.

Vizinho da Copa

A Campanha Vizinho da Copa cadastrou veículos de moradores e funcionários que trabalham no entorno do Beira-Rio para o período de realização da Copa do Mundo 2014. Foram entregues 4.500 credenciais. O cartão permitiu o deslocamento de veículos na área próxima ao estádio, nos cinco dias de jogos do Mundial de Futebol. A campanha foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a EPTC e Procempa e atingiu o objetivo que era o da prestação de serviço, tendo como conseqüência maior seguridade nos dias de jogos, facilitando o trânsito da comunidade local.

Fanfest / Caminho do Gol

A Guarda Municipal atuou de forma preventiva a partir do sistema de videomonitoramento da Central de Operações e do Centro Integrado de Comando (Ceic), com informações do seu Serviço de Inteligência. Foram aproximadamente 212 agentes atuando em parques, praças, prédios públicos, monumentos históricos e em todos os eventos referentes à Copa do Mundo. O plano operacional foi organizado em prol da integração e comunicação com todas as forças, dinamizando as ações visando o bem estar de todos. Foi realizado um sistema de patrulhamentos preventivos, com paradas básicas em locais públicos estratégicos e planejamento operacional específico para o Paço Municipal, Caminho do Gol, Gasômetro, Acampamento Farroupilha, Fan Fest, Brique da Redenção e Mirante do Morro Santa Tereza, além do cumprimento dos patrulhamentos diários.

Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Em 2014 o Gabinete foi solidificado, realizando cerca de 13 reuniões e 40 encaminhamentos. O trabalho tem o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para programas e ações integradas de segurança pública e defesa social, coordenando as ações do Pronasci na Capital. O Gabinete de Gestão Integrada também reestruturou do Observatório Municipal de Segurança e atualizou o Plano Municipal de Segurança.

O Observatório reiniciou suas atividades em 2014, propiciando a confiabilidade dos dados sobre a segurança e constituindo um conjunto de pesquisas sociais aplicadas, agregadas à gestão dos dados e da qualidade das informações possibilitando medidas integradas com outras instituições de segurança, podendo construir políticas públicas junto às comunidades.

O Plano Municipal de Segurança foi atualizado com o objetivo de desenvolver uma câmara temática para fortalecer diretrizes baseadas também no plano nacional de segurança pública e aperfeiçoando o sistema de segurança por meio de propostas que integrem políticas sociais e ações comunitárias.

Patrulha Operacional Noturna e Patrulhamento Escolar

A Patrulha Operacional Noturna (Patron) criada em agosto de 2014 vem mostrando bons resultados para a comunidade. Até janeiro de 2015 realizou 1.545 abordagens e 23 detenções entre patrulhamentos e inspeções. A patrulha, que tem como objetivo contribuir e fazer a segurança noturna realizando ronda motorizada pela capital, conta com dois guardas municipais.

O Patrulhamento Escolar (Patresc) realizou em 2014, 340 patrulhamentos com o objetivo de oferecer segurança no ambiente escolar e amenizar os conflitos. Feito por dois guardas municipais, o patrulhamento é feito em escolas municipais do ensino fundamental. No Partenon, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro, Eixo Baltazar, Restinga e Região Norte, os patrulhamentos foram ampliados, principalmente nos horários de entrada, intervalo e saída dos alunos.

Novas metas

Para 2015 o objetivo é intensificar a integração com os demais órgãos de segurança, ampliar o número de equipamentos de alarmes e câmeras de videomonitoramento na capital. Pretende-se ainda aumentar a rede de participação das comunidades através dos fóruns regionais de segurança para 204 reuniões e ações do NAP na conscientização preventiva e intensificação do patrulhamento das escolas nos horários de entrada e saída das escolas. Além disso, estão em processo de desenvolvimento convênios com o governo do estado para assuntos da área de segurança pública, cursos de qualificação e cooperação nas áreas de informação e inteligência.

Fonte e foto: Priscila Bittencourte / Ascom – secretário José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend