Guanair propõe semana de prevenção à automutilação em Piraquara (PR)

Guanair propõe semana de prevenção à automutilação em Piraquara (PR)

Semana deve ser realizada anualmente no início do mês e tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e conscientização da população a respeito da automutilação

Piraquara (PR) – Diante dos contentes casos de automutilação gerados por jogos on-line, o vereador Guanair (PRB) propôs o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná.

A proposta defende que a semana seja realizada anualmente no início do mês de agosto, e durante este período, devem ser desenvolvidas ações de prevenção e conscientização da população a respeito do transtorno da automutilação e de suas características.

Ao citar os casos de automutilação, com mais frequência entre os adolescentes, o parlamentar destacou que os especialistas afirmam que o mundo on-line em que as crianças e adolescentes estão inseridos pode estar contribuindo para esse cenário, pelo uso cada vez mais crescente de instrumentos eletrônicos como celulares e tablets.

“Nesse ambiente, os jovens se sentem pressionados pelas redes sociais a seguir certo estilo de vida, como uma necessidade de reafirmação e de inserção entre outros jovens. Com isso, criam-se novos espaços para a prática do ‘bullying’, por exemplo”, alertou Guanair, na proposta.

A automutilação, conhecida como “cutting” em inglês, é caracterizado pela agressão deliberada ao próprio corpo sem a intenção de cometer suicídio. Segundo o parlamentar, não há ainda dados disponíveis sobre a prática no Brasil, mas uma pesquisa divulgada em 2006, na publicação científica da Academia Americana de Pediatria, aponta que 17% dos adolescentes em idade escolar praticaram automutilação mais de uma vez em toda a sua vida.

“Tem crescido o número de grupos nas redes sociais que incentivam e estimulam a prática da automutilação entre crianças e adolescentes. Para serem aceitos pelos grupos, os jovens precisam lesionar o próprio corpo e divulgar o resultado por meio de fotos ou vídeos nas redes sociais”, relatou Guanair.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.