Gouveia critica descriminalização e liberação do uso da maconha no Brasil

Parlamentar alerta para os crimes ligados ao uso de drogas.

Publicado em 21/5/2014 - 00:00

Gouveia critica descriminalização e liberação do uso da maconha no Brasil
Gouveia ainda usou exemplos de países como Dinamarca, Suíça e Holanda que liberaram o uso de drogas e já se arrependeram

Maceió (AL) – Durante sessão na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Marcelo Gouveia (PRB-AL) usou a tribuna para criticar a tentativa de se legalizar o consumo da maconha no Brasil. Em seu pronunciamento, ele citou a realização da I Marcha da Maconha em Maceió que aconteceu no último domingo (18), e reuniu pessoas na orla de Maceió para defender a descriminalização da droga, o que segundo o parlamentar só aumentaria os números da violência na capital.

“Sabemos dos problemas que as drogas causam nas vidas das pessoas, destruindo famílias e aumentado a incidência da criminalidade”, afirmou o vereador citando que a maioria dos crimes ocorridos em nosso estado tem ligação com o uso de drogas. Conforme explicou Gouveia, dados da Secretaria Defesa Social apontam que a maioria dos homicídios ocorridos em Alagoas são ligados ao tráfico, e que muitas pessoas perdem a vida por causa de dívidas.

O vereador ressaltou que as drogas ilícitas, além de fomentarem a violência, são um caso de saúde pública. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes. No caso da maconha que muitos tentam sua liberação, a situação é mais preocupante, pois ela é considerada a porta de entrada para o consumo de outras drogas mais pesadas”, pontuou.

Sobre a posição dos que organizam movimentos em prol da liberação das drogas, o parlamentar foi enfático ao dizer que esses não têm a verdadeira noção dos problemas que a descriminalização causaria, pois eles vivem longe das periferias onde a droga faz mais vitimas. “A legalização só vai dificultar o trabalho da polícia e das mães para afastarem os filhos das drogas. Esse movimento é organizado por pessoas que não sabem o que é a luta enfrentada por quem convive com um dependente químico dentro de casa”, enfatizou.

Gouveia ainda usou exemplos de países como Dinamarca, Suíça e Holanda que liberaram o uso de drogas e já se arrependeram.  Segundo ele, a Holanda, um dos países mais liberais do mundo, está em crise com seus próprios conceitos. O país que legalizou não só o uso das drogas, mas também a eutanásia, o aborto e a prostituição, reconhece que essa posição não melhorou o país, ao contrário, aumentou seus problemas.

“Enquanto eu estiver como representante do povo na Câmara de Maceió vou continuar defendendo a família e lutando contra qualquer tentativa de se liberar a prostituição e o uso da maconha, atitudes essas que só vão prejudicar a sociedade”, completou o republicano.

Texto: Ascom – vereador Marcelo Gouveia
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend