Gilberto Gomes Júnior defende integração de imigrantes em Parobé (RS)

Gilberto Gomes Júnior defende integração de imigrantes em Parobé (RS)

Proposta do republicano visa integrar imigrantes em atividades comunitárias e facilitar o acolhimento dessas pessoas no cotidiano do município

Publicado em 14/10/2017 - 00:00

Gilberto Gomes Júnior defende integração de imigrantes em Parobé (RS)
“Acredito que podemos criar um elo entre a comunidade e estes imigrantes. Existe um potencial de compartilhamento mútuo de cultura que é enriquecedor”, afirma Gilberto

Parobé (RS) – A Câmara Municipal de Parobé analisa projeto de lei do vereador Gilberto Gomes Júnior (PRB) que propõe a inserção de imigrantes em atividades comunitárias no município.

Segundo o parlamentar, é dura a realidade dos estrangeiros que chegam ao Brasil fugindo de países em conflito, como os vindos de Senegal, Haiti e outras nações que hoje buscam espaço em Parobé.

Denominado “Bonne Chance” – boa sorte em francês, iniciativa foi criada pela jornalista e socióloga gaúcha, Ana Emília Cardoso, e tem como objetivo tirar os imigrantes da invisibilidade social e facilitar o acolhimento no cotidiano dos municípios.

Para conhecer mais a respeito de como funcionam as atividades do projeto, Gilberto visitou as coordenadoras Marjorie Daiana Hattge e Samantha Wallig. “Acredito que podemos criar um elo entre a comunidade e estes imigrantes. Existe um potencial de compartilhamento mútuo de cultura que é enriquecedor”, afirma Gomes.

Ao vereador, as coordenadoras destacaram que muitos dos imigrantes possuem cursos superiores, mas que por não estarem familiarizados com a cultura e a língua, acabam sem oportunidades e entrando para a informalidade.

Ainda segundo Gilberto, para a implantação no município, o primeiro passo será encontrar professores de português para ministrar aulas aos interessados em participar, para que depois seja possível repassar o ensino utilizando o mesmo método à comunidade.

“Vou estudar qual a melhor forma de conseguir esta parceria. Temos instituições de ensino superior próximas ao município que de repente podem contribuir”, finalizou Gilberto Gomes Júnior.

Texto: Agência PRB Ncional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend