Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas apoia ações a favor de Curitiba

Frente teve adesão de 27 vereadores.

Publicado em 8/10/2014 - 00:00

valdemir-soares-prb-propoe-adaptacoes-no-site-da-camara-de-curitiba-foto-cedida-24-07-14
Frente teve adesão de 27 vereadores.

 

Curitiba (PR) – A atuação da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas da Câmara Municipal de Curitiba se destaca nos frequentes eventos sociais de conscientização contra o consumo de entorpecentes, ao articular medidas que favorecem o trabalho das comunidades terapêuticas e ao firmar parcerias com o município e governo do Paraná. Presidido pelo vereador Valdemir Soares (PRB-PR), o colegiado tem a adesão de 27 dos 38 parlamentares da Casa Legislativa e segue com ritmo acelerado para diminuir o uso de drogas e recuperar adictos, com a contribuição da comunidade em geral.

Segundo Valdemir, é necessária uma política elaborada com quadros capacitados e influentes inseridos na sociedade civil para otimizar ações de prevenção, tratamento e reinserção social de ex-viciados em drogas. “O esporte e a cultura são as grandes armas contra as drogas e os dependentes químicos precisam de estrutura para atendimento em longo prazo; é preciso dar mais atenção a isso”, destaca o vereador.

Com opinião esclarecida contra a legalização e descriminalização das drogas, Valdemir acompanha os desdobramentos do assunto a nível nacional. Autor da primeira audiência pública contra legalização da maconha realizada no país, ele trabalha na multiplicação da mensagem contra a liberação das drogas e representa a Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas em grandes eventos de conscientização, realizados pelos grupos voluntários Curitiba Te Quero Sem Drogas – do qual é idealizador – e Força Jovem Universal Paraná.

“A integração dos jovens pelo esporte, os valoriza e os motiva a ficarem longe das drogas”, garante Valdemir que há duas décadas se dedica a causa e acredita na prática de esportes de alto rendimento para recuperação de dependentes. Além da prevenção, ele ainda defende a participação de comunidades terapêuticas e instituições religiosas como cooperadores essenciais para a desintoxicação e o início de uma nova perspectiva aos ex-usuários de drogas. “É preciso que haja entendimento da importância do despertar espiritual de forma abrangente, dentro de um plano de metas para ressocialização de dependentes”, declara Valdemir.

A repressão ao tráfico de drogas também é um esforço da Frente, que apoia ações da Guarda Municipal, como “Paz nas Praças” e solicita frequentemente o reforço da ronda e permanência de módulos da Polícia Militar em diferentes espaços de Curitiba. Entre eles estão a “Passarela do Crack”, na Rua Paula Gomes, no São Francisco, a “Praça da Maconha” (Praça Eufrásio Correia), ao lado da Câmara, a Praça do Guabirotuba, (Praça Abílio de Abreu).

Para reforçar o cuidado aos viciados e a minimização do uso, Valdemir alerta para novas campanhas que pretendem alcançar as usuárias de drogas que se prostituem, além de eventos de conscientização nas escolas. “Vamos somar todos os esforços para combater esse mal e devolver a esperança a muitas famílias que sofrem diariamente por causa das drogas”, finaliza Valdemir.

Texto: Rafaella Luvizzotto / Ascom – vereador Valdemir Soares
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend