Franco Cartafina solicita projetos para juventude

Republicano encaminha requerimentos ao prefeito Paulo Piau

Publicado em 10/12/2013 - 00:00

O documento foi apreciado pelo Plenário e encaminhado o ofício ao prefeito Paulo Piau

Uberaba (MG) – O vereador e coordenador do PRB Juventude, Franco Cartafina, enviou o requerimento 1643/13 que dispõe da criação de um Comitê Intersetorial no âmbito municipal.  O documento foi apreciado pelo Plenário e encaminhado o ofício ao prefeito Paulo Piau.

Para Cartafina a proposta, afirmando que os citados Comitês têm sido criados nas esferas municipais, estadual e federal, com a função de articular e dialogar permanentemente e de forma transversal as PPJs, a fim de efetivá-las com eficiência e qualidade.

O vereador cita que o referido comitê deve ser composto por  representantes de diversas secretarias do município, que integrem a política de juventude em áreas  como a saúde, educação, cultura, esporte e lazer, assistência social, entre outras,  e ser presidido pelo prefeito  ou vice-prefeito, incluindo ainda o presidente do Conselho Municipal de Juventude.  Franco ressalta que o Grupo de Trabalho Diálogo com o Governo, durante a 4ª Conferência Municipal de Juventude, encaminhou proposta neste sentido.

Em reunião com o Secretário de Governo, Wellington Cardoso, no último dia 05 de dezembro, Franco cobrou uma resposta em relação ao pedido, tendo em vista a necessidade urgente da criação do órgão. “Entendemos que está na hora de se efetivar a articulação das PPJs pelo poder executivo, com vistas a proporcionar mais oportunidades aos jovens de nossa cidade. Não há custo, nem ônus para essa criação, apenas benefícios para ¼ de nossa população”, afirmou o vereador.

O secretário se comprometeu a enviar uma resposta o mais breve possível, e sinalizou sim, a possibilidade de criação do grupo, de forma que a Juventude seja contemplada.

Estação da Juventude

Já o requerimento 1386, aprovado em 19 de agosto deste ano, havia solicitado ao Prefeito Paulo Piau que inscrevesse o município no programa Estação da Juventude, que está a cargo da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ.

“Com edital aberto, é imprescindível que Uberaba pleiteie recursos oriundos do Governo Federal para instalar o Estação em Uberaba. Esse importante equipamento deve servir como referência aos jovens que buscam informações sobre as políticas existentes para o segmento jovem”, pontua o vereador.

A intenção é oferecer tecnologias sociais para o desenvolvimento de Políticas para Juventude, permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços, por meio de iniciativas de grupos juvenis de produção cultural, inclusão digital e esporte, entre outros, na perspectiva de criar Redes para Emancipação da juventude, em especial a juventude em situação de vulnerabilidade.

Texto e foto: Ascom – vereador Franco Cartafina

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend