Franco Cartafina lança Parlamento Jovem em Uberaba

08_04_13_destaque03_mg_cartafina_lanca_parlamento_jovem_uberaba001

O evento de lançamento do projeto, que é resultado da ação do vereador Franco Cartafina (PRB), reuniu alguns dos estudantes no plenário do Legislativo

Uberaba (MG) – Quarenta jovens do ensino médio da Escola Estadual Corina de Oliveira e do Colégio Marista Diocesano integram oficialmente, desde a última semana, o Parlamento Jovem, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que neste ano contempla a cidade de Uberaba pela primeira vez desde a sua criação, em 2004. O evento de lançamento do projeto, que é resultado da ação do vereador Franco Cartafina (PRB), reuniu alguns dos estudantes no plenário do Legislativo.

Entre eles, Mirella Ribeiro e Larissa Gabrielle Manoel – ambas do 3º ano da Escola Corina –, que se propuseram a participar do Parlamento Jovem. “Acho importante ver como é a política, conhecer as estruturas de poder e contribuir com a minha cidade”, disse Mirella, ao que a colega acrescentou: “Precisamos de senso crítico e consciência para decidir nosso futuro. O projeto é uma oportunidade de expor nossas ideias”.

O Parlamento Jovem tem o objetivo de estimular a formação política e cidadã dos jovens ao proporcionar-lhes acesso ao mundo legislativo, sendo que, na opinião do professor de geografia daquela Escola, João Batista Peter, “o projeto é ousado e corajoso”.

Este ano o projeto abordará o tema “Cidades Sustentáveis – Desafio para as novas gerações”, escolhido em conjunto com as 18 câmaras municipais que o integram: Belo Horizonte, Carandaí e Ouro Preto (Região Central); Capelinha (Jequitinhonha/Mucuri); Caratinga (Rio Doce); Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, São Pedro dos Ferros, Viçosa e Visconde do Rio Branco (Zona da Mata); Iturama e Uberaba (Triângulo Mineiro); Montes Claros (Norte); Nova Serrana (Centro-Oeste); Patos de Minas (Alto Paranaíba); Poços de Caldas e Pouso Alegre (Sul).

Franco Cartafina destacou que o trabalho é focado no conhecimento e vai contribuir para um futuro com cidadãos conscientes. Ele explica que, a partir de agora, os estudantes irão se reunir uma vez por semana para se debruçar sobre o tema do Parlamento Jovem e trabalhar nas oficinas onde serão discutidas ações com enfoque na questão da água, lixo e meio ambiente, entre outros. “A proposta é formar e apurar o senso crítico do jovem e criar cidadãos mais participativos e interessados na vida pública, além de estimular o surgimento de novas lideranças”, aponta Franco, acrescentando que o projeto assegura o acesso ao Legislativo e seu funcionamento.

Ainda conforme o vereador, as atividades em Uberaba terão também o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e de alguns professores da Uniube. Em agosto as propostas consolidadas em Uberaba serão levadas para uma plenária em Belo Horizonte, onde estarão representantes das outras Câmaras.

Fonte: JM Online
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Fotos: Reprodução/TV Integração

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!