Formosa do Rio Preto recebe Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans

“Nossa gestão está sempre preocupada em oferecer o melhor, uma saúde de qualidade e satisfatória para toda nossa população”, enfatizou o prefeito Dr. Termosires Neto (PRB)

Publicado em 19/3/2019 - 00:00

Formosa do Rio Preto recebe Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans
“Nossa gestão está sempre preocupada em oferecer o melhor, uma saúde de qualidade e satisfatória para toda nossa população”, enfatizou o prefeito Dr. Termosires Neto (PRB)

Formosa do Rio Preto (BA) – A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, trouxe para o município a Carreta Itinerante da Saúde Roda Hans. Os atendimentos tiveram início na manhã de ontem (18) e se estendem até às 18h de hoje (19).

O objetivo é rastrear e eliminar a hanseníase, doença infecciosa que acomete a pele e os nervos periféricos, mas que, se identificada precocemente, as chances de cura são altas e o risco de transmissão da doença é mínimo. “Nossa gestão está sempre preocupada em oferecer o melhor, uma saúde de qualidade e satisfatória para toda nossa população”, enfatizou o prefeito Dr. Termosires Neto (PRB).

Durante as consultas, os profissionais da saúde também estão realizando testes rápidos de Hepatite B, Sífilis e HIV. Há também apresentação cultural com grupo Associação de Capoeira Meia Lua de Compasso, palestras com fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga e os profissionais estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas pertinentes e também ofereceram um delicioso lanche para o público.

Até a manhã desta terça-feira (19), foram realizadas aproximadamente 150 consultas, com sete pessoas sendo diagnosticadas com hanseníase. Elas já iniciaram o tratamento de imediato, com dose do medicamento supervisionada e paciente encaminhado para acompanhamento no posto de saúde. Também foram realizados 95 testes rápidos, com dois resultados positivos pra Sífilis e HIV, onde os pacientes foram encaminhados para o hospital para iniciar o tratamento.

“Essa é mais uma ação da gestão ‘Cuidando da Nossa Gente’ que mobiliza todos os profissionais da saúde para esse grande projeto e, em parceria com o Ministério da Saúde, estamos capacitando nossos profissionais para dar continuidade a esse trabalho”, explicou a secretária de Saúde, Thaíse Santos.

A Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Oeste, Joseilda Bahia, disse que levar a Carreta Roda Hans para os lugares mais longínquos é fundamental, considerando essa dificuldade nos municípios de se obter um diagnóstico precoce, bem como a rotatividade dos profissionais no sistema de saúde. Esse projeto está trazendo excelentes resultados no Oeste da Bahia”, concluiu.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend