“Eu tinha tudo para dar errado”, diz Pereira ao receber título em Curitiba

Líder republicano relatou como venceu as dificuldades enfrentadas desde o seu nascimento.

Publicado em 13/5/2014 - 00:00

“Eu tinha tudo para dar errado”, diz Pereira ao receber título em Curitiba
Marcos Pereira recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba por iniciativa do vereador republicano Valdemir Soares.

 

Curitiba (PR) – O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, recebeu na noite de ontem (12) o título de Cidadão Honorário de Curitiba por iniciativa do vereador republicano Valdemir Soares. A solenidade que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e do prefeito curitibano, Gustavo Fruet (PDT), lotou o Palácio Rio Branco, prédio histórico que é sede do Legislativo da capital.

marcos-pereira-prb-titulo-cidadao-honorario-curitiba2Ao justificar a homenagem, o autor da lei aprovada por unanimidade disse que “Marcos Pereira contribuiu com Curitiba e com o Brasil ao percorrer sua trajetória profissional tornando-se um renomado professor de Direito, executivo da (Rede) Record e presidente nacional do PRB”. Soares revelou que Richa, ainda como prefeito da capital, sugeriu a ele que apresentasse a proposta.

Já agraciado com o título, Pereira lembrou-se do tempo em que vinha a Curitiba regularmente, ainda no período de consolidação da Rede Record no Paraná, com a RIC TV. O líder do PRB contou um pouco sua história e revelou que esta foi a homenagem recebida com o maior número de vereadores presentes – 15 dos 38 que compõem a Casa. “Nem na minha cidade natal o quórum de vereadores foi tão grande como aqui”.

marcos-pereira-prb-titulo-cidadao-honorario-curitiba3A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), e foi acompanhada pelo desembargador Francisco Eduardo Gonzaga de Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Paraná; pelos deputados Oliveira Filho (federal) e Edson Praczyk (estadual), ambos do PRB; pelo capitão da Polícia Militar, Dalton Perovano; pelo diretor-presidente do Grupo RIC TV, Leonardo Petrelli; pela coordenadora nacional do PRB Transporte, Sula Miranda; pelos vereadores Emanuel Gomes (Londrina), Marcelo Ribas (Fazenda Rio Grande) e Jerônimo Alves (Florianópolis); pelo responsável pela Igreja Universal no Paraná, bispo Wagner Negrão; e pelo representante do Conselho de Ministros do Evangelho, Alexandre Monteiro.

A vida de Marcos Pereira

Natural de Linhares, no interior do Espírito Santo, Marcos Pereira tem hoje 42 anos, é especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e marcos-pereira-prb-titulo-cidadao-honorario-curitiba4professor universitário. “Nasci de uma empregada doméstica que ficou grávida do patrão, no estado de São Paulo. Ela escondeu minha gravidez até os sete meses quando, com um pouco de dinheiro dado pelo meu pai biológico, voltou para o Espírito Santo”, narrou.

Adotado por um casal após nascer pelas mãos da dona da pensão em que sua mãe se hospedara, Pereira acabou criado pela avó paterna adotiva desde os cinco anos, depois da separação dos pais. “Não foi bem uma adoção, mas uma relação de tutela. Minha avó não tinha minha certidão de nascimento, e isso dificultou meu ingresso na escola. Não queriam me deixar estudar com aquele papel, mas tudo acabou dando certo”, prosseguiu.

Pelas dificuldades que passara desde o nascimento, Pereira chegou a tentar o suicídio por duas vezes na juventude enquanto questionava o sentido de viver daquela marcos-pereira-prb-titulo-cidadao-honorario-curitiba5maneira. Conhecera então, aos 17 anos, a moça que se tornaria sua esposa mais tarde, Margareth Pereira, frequentadora da Igreja Universal. “Ali tive um encontro com Deus e minha vida mudou. Minha existência passou a ter sentido e, dois anos depois, casamos”. Ele continuou: “Eu tinha tudo para dar errado, só que agora parece que estou dando certo. Se acreditarem em Deus e em si próprios, os jovens de hoje poderão chegar muito mais longe do que eu cheguei”.

Pereira entrou para a Igreja Universal em 1989. Três anos depois se tornou pastor e, em 1999, foi consagrado bispo. De 2002 a 2010, o líder do PRB foi executivo da Rede Record ocupando várias funções (como diretor de rede, vice-presidente, vice-presidente executivo e vice-presidente de relações institucionais). Estudou Direito aos 30 anos e hoje é habilitado a advogar no Brasil e em Portugal (União Europeia). Pretende retomar e concluir seu mestrado no segundo semestre de 2014.

Texto e foto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend