Érika Negarottê toma posse como a primeira vereadora indígena de Comodoro (MT)

Republicana pertence à etnia Nambiquara, tem 19 anos e tomou posse nesta última quarta-feira (1º). O PRB elegeu sete indígenas pelo país

Publicado em 7/2/2017 - 00:00

Érika Negarottê toma posse como a primeira vereadora indígena de Comodoro (MT)
Republicana pertence à etnia Nambiquara, tem 19 anos e tomou posse nesta última quarta-feira (1º). O PRB elegeu sete indígenas pelo país

 

Comodoro (MT) – Adornada com cocar e acompanhada da família e amigos, a primeira representante indígena a compor a Câmara Municipal de Comodoro, Érika Negarottê (PRB), tomou posse na última quarta-feira (1º).

Érika é estudante, tem 19 anos e pertence à etnia Nambiquara. Eleita com 264 votos, a republicana pretende trabalhar não apenas em defesa dos povos indígenas, mas em prol dos interesses de toda a população de Comodoro, cidade a 425 km da capital Cuiabá, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Em seu discurso de posse, Érika agradeceu a Deus, a sua família e aos 264 eleitores que a elegeram. “Gratidão é um sentimento de reconhecimento que deve sempre estar à frente de todas as nossas virtudes”, disse.

O plenário da Câmara se emocionou quando a republicana mencionou o seu pai (in memoriam). erika-negarotte-vereadora-indigena-prb-comodoro-mt-foto-cedida-03-02-2017“Teve um alguém que desejou tanto quanto eu um indígena no Legislativo, mas infelizmente ele não está aqui para comemorar junto conosco, o meu pai Apolônia Terena, meu incentivador que sempre me ensinou que devo lutar pelos meus objetivos e pelo bem maior das causas indígenas”, lembrou a vereadora.

Ao tomar posse, a republicana reafirmou que sua atuação será pela busca de melhorias para todos. “Estou ciente das minhas funções e obrigações, por isso quero dar o melhor de mim, dedicar todo meu esforço para representar todos os cidadãos de Comodoro. Peço a Deus que me dê sabedoria e humildade para exercer essa nobre tarefa”, disse a vereadora Érika.

No Plenário e nas redes sociais, a população indígena comemorou a posse da vereadora, como Ademil Iamex, amigo da republicana, que postou mensagem em seu perfil no Facebook destacando a importante conquista. “É com muito orgulho que tive o prazer de participar da sessão de posse dos vereadores do município de Comodoro, entre eles a vereadora Erika Negarottê, primeira vereaÉrika Negarottê (PRB) toma posse como a primeira vereadora indígena de Comodoro (MT)dora indígena, no qual me orgulho tanto pela consideração que tem pela minha família cassimira e araxi, em especial o saudoso irmão Apolônio Terena, no qual me emocionei, quando esta menina lembrou e chamou de pai e dedicou a vitória a ele. Obrigado, vereadora, e boa sorte neste novo desafio”, escreveu Ademil.

Antes da posse, no mês de janeiro, por meio de indicação de Érika, pela primeira vez na história de Comodoro, o município conseguiu a nomeação de coordenadores indígenas na educação.

Os  coordenadores indígenas escolhidos pelas comunidades do Cerrado e Vale do Guaporé foram apresentados pela vereadora Érika, no dia 12 de janeiro, em reunião na Secretaria de Educação e Cultura. São eles: Wammy kalapalo Negarotê (Vale do Guarapé) e Clério Nambikwara (Cerrado).

A data da posse dos vereadores em Comodoro, que pela segunda vez ocorre no dia 1º de fevereiro, diferente da maioria de outras cidades pelo país, foi definida pela Lei Orgânica do município, que pela Constituição tem autonomia para legislar sobre o assunto.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend