Empoderamento e empreendedorismo marcam encontro de valorização da beleza negra

Evento promovido pela vereadora Rogéria Santos reuniu empreendedores, artistas, líderes, cidadãos e turistas em Salvador

Publicado em 31/7/2018 - 00:00

Empoderamento e empreendedorismo marcam encontro de valorização da beleza negra
Evento promovido pela vereadora Rogéria Santos reuniu empreendedores, artistas, líderes, cidadãos e turistas em Salvador

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB) mobilizou, na última semana, empreendedores, artistas, líderes, cidadãos e turistas para a terceira edição do Encontro de Valorização da Beleza Negra. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Salvador e debateu questões que norteiam o povo negro, com enfoque nas mulheres.

“É preciso ensinar nossas mulheres a serem empreendedoras. Precisamos transformar e formar uma rede para que uma levante a outra”, destacou Rogéria, na primeira mesa-redonda do dia, que discutiu a empregabilidade negra.

Rosemma Maluf, representando a Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio, ressaltou a importância da educação e o fortalecimento da cultura empreendedora para uma verdadeira construção de políticas públicas para mulheres negras. Também participou do debate Ana Rita Andrade, superintendente de Educação Profissional do Senac Bahia, e várias mulheres empreendedoras.

Artistas empreendedores também enriqueceram o encontro com a exposição de produtos temáticos como turbantes, bijuterias e artesanatos de diversos tipos. A tarde, foi tema de debate “Deixa a Mulher Trabalhar” com uma roda de conversa mediado pela influenciadora Bia Loren.

Empoderamento e empreendedorismo marcam encontro de valorização da beleza negra“Se não nos unirmos, não vamos ser reconhecidas como devemos ser. Para superarmos o machismo e sexismo, é preciso reconhecermos nosso próprio valor”, disse Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, ao relatar, junto com as demais, desafios cotidianos enfrentados pelas mulheres.

Participante do encontro, Graziela Pires, empreendedora no segmento de calçados, estava desacreditada que a política pudesse beneficiar a sociedade e mudou de visão ao prestigiar as atividades do evento. “Fiquei admirada com o empenho e dedicação da vereadora Rogéria. Vi nela seriedade e comprometimento com todas as dificuldades que nós mulheres enfrentamos no país”, ressaltou.

Influência e valorização

Ana Teles, empresária do ramo de cabelos orgânicos, reforçou o valor de existirem mulheres negras que influenciam outras. “O maior preconceito que sofri foi com outros negros. Mas precisamos mudar a mente, quando mudamos o pensamento chegamos onde a gente quiser”, declarou.

Durante a noite, para fechar o encontro, foi realizado um desfile com a presença de 20 modelos negras e plus size, além de intervenções artísticas de música e poesia.

“Saber que existem pessoas que valorizam o negro é muito gratificante. Precisamos mostrar que somos todos iguais, e além da beleza física, temos nosso valor interior, assim podemos influenciar para que outras negras aceitem sua essência e sua identidade”, afirmou a Miss Bahia 2018, Maria Isabel, ao participar do desfile.

Texto: Isabel Tavares / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend