Robson Magela fala da UPA e da Santa Casa em reunião da Câmara Municipal

Em discurso, Robson Magela cita caso de violência na UPA e crise na Santa Casa

Vereador republicano falou sobre a suspensão de cirurgias eletivas na Santa Casa de Misericórdia de Araxá (MG)

Publicado em 10/8/2018 - 00:00

Em discurso, Robson Magela cita caso de violência na UPA e crise na Santa Casa
Parlamentar se manifestou sobre a situação da Santa Casa de Araxá, que pela segunda vez este ano suspendeu as cirurgias eletivas por falta de materiais cirúrgicos e medicamentos

Araxá (MG) – Ao usar a tribuna, durante reunião ordinária da câmara municipal realizada na terça-feira (7), o vereador Robson Magela (PRB) comentou o fato ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no início da madrugada de domingo (5), quando uma jovem foi agredida por um enfermeiro. Robson também falou sobre a segunda suspensão de cirurgias eletivas na Santa Casa de Misericórdia neste ano.

Magela informou que não estava em Araxá no domingo e que sua equipe entrou em contato com a família da jovem agredida, com a Secretaria Municipal de Saúde e com a coordenação da UPA para apurar os fatos. “Relatos feitos nas redes sociais por pessoas que estavam no local também foram analisados. Tanto quem estava com a jovem, como funcionários da UPA admitem em seus relatos que houve agressão”, explicou o parlamentar.

De acordo com a família, a jovem sofre de depressão e de crise de ansiedade. Ela estava ferida, com o pulso cortado, e entrou em surto na UPA, ficando agressiva. “Uma pessoa surtada não responde pelos seus atos e mesmo que o enfermeiro tenha sido agredido ele não poderia nunca revidar, pois a moça estava fora de si. Eu compreendo que o trabalho na UPA é muito estressante, mas para trabalhar em um local assim é preciso sempre manter a calma em qualquer situação”, comentou o vereador.

Robson informou que a família foi ouvida pela Secretaria Municipal de Saúde, que também ouviu os relatos dos funcionários da UPA que trabalhavam no momento dos fatos. “Eu sei que a secretária Diane está realizando a apuração dos fatos. A família foi ouvida e isso é positivo. Assim que terminar as apurações a Secretaria de Saúde deve uma resposta para a família e a população de Araxá sobre a agressão”, disse o parlamentar.

O parlamentar lembrou, ainda, que em março de 2017 enviou uma indicação para a Prefeitura de Araxá solicitando a implantação de câmeras nas áreas externas e internas da UPA e das unidades de saúde da cidade para garantir a segurança de pacientes, médicos e demais profissionais da área de saúde. “Para variar a minha solicitação não foi atendida. Foi instalada apenas uma câmera do sistema de videomonitoramento no estacionamento da UPA. A unidade continua sem câmeras internas. Neste caso da agressão, as câmeras ajudariam bastante nas apurações”, finalizou Robson.

Santa Casa de Misericórdia

Robson se manifestou sobre a situação da Santa Casa de Araxá, que pela segunda vez neste ano suspendeu a realização de cirurgias eletivas por falta de materiais cirúrgicos e medicamentos. “Isso é uma vergonha para uma cidade que tem uma arrecadação de um milhão de reais por dia”, protestou o vereador.

Ele ainda afirmou que é necessário pensar na saúde das pessoas. “Será que não tem dinheiro para firmar um convênio com a Santa Casa? Um governo tem que ter prioridades. E a saúde tem que ser a prioridade número um. Não adianta nada a cidade ter viadutos, um clube novinho e um parque bacana para a moçada fazer exercícios se uma pessoa que precisa fazer uma cirurgia na Santa Casa não consegue por falta de itens básicos no hospital para a realização do procedimento”, disse Robson.

Indicações Gabinete Itinerante

Durante a sessão Robson apresentou diversas indicações com as demandas recebidas em seu Gabinete Itinerante realizado no setor Leste de Araxá. Outras demandas também foram apresentadas. Dentre elas, a revitalização da Praça Padre Anacleto, localizada em frente à Paróquia de Santo Antônio; instalação de banheiros químicos na feira dos produtores realizada pela Associação dos Hortifrutigranjeiros de Araxá às quintas-feiras, na Praça Padre Anacleto, localizada em frente à Paróquia de Santo Antônio; entre outras.

Texto e foto: Ascom – Robson Magela
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend