Em Brasília, prefeito Juliano Torquato busca soluções para problemas de Pacaraima

Republicano cumpriu agenda na capital federal entre os dias 12 e 14 de fevereiro, onde se reuniu com ministros e com parlamentares da bancada de Roraima

Publicado em 15/2/2019 - 00:00 Atualizado em 31/1/2023 - 16:27

Brasília (DF) – O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (PRB), cumpriu agenda em Brasília entre os dias 12 e 14 de fevereiro para tratar de diversos assuntos de interesse do município em ministérios e com parlamentares da bancada de Roraima no Congresso Nacional.

O republicano afirmou que o estado de Roraima passa por uma crise humanitária há três anos, devido o aumento populacional em virtude da imigração de venezuelanos refugiados. Segundo ele, os setores mais afetados são a saúde, segurança, saneamento básico e educação. “Pacaraima cresceu em três anos o que demoraria dez ou mais para crescer. Estamos sentindo os impactos disso. Nossa cidade não possui infraestrutura e não se projetou para tal situação e isso traz impacto direto aos serviços prestados pelo poder público”, explicou o prefeito.

Saúde

Em Brasília, Juliano Torquato busca soluções para problemas de Pacaraima

Torquato se reuniu com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para apresentar os entraves no setor e solicitar recursos para a renovação da frota de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Nessa agenda com o ministro Henrique Mandetta, solicitamos a renovação da frota de ambulâncias em Pacaraima. Já tínhamos sido contemplados com uma ano passado, mas devido a Operação Acolhida, ela precisou ser destinada ao Ministério da Defesa para uso do Exército Brasileiro. Em outra situação, a ambulância do Samu que tínhamos à nossa disposição foi envolvida em um acidente de trânsito e hoje não dispomos mais de veículos para o transporte de pacientes”, explicou o republicano.

Outro assunto que ganhou destaque foi a normatização que proíbe a aquisição de medicamentos pelas prefeituras com recursos oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Segundo Juliano Torquato, o aumento do número de venezuelanos refugiados impactou diretamente a saúde e a verba disponibilizada pelo governo federal é ínfima para atender as demandas do setor.

Ele cita como exemplo que a média de atendimentos diários em saúde eram 40 por dia. Hoje, esse valor passa de 100. “Não podemos mais comprar medicamentos. Hoje, as prefeituras, principalmente Pacaraima, que teve uma demanda de crescimento na saúde de 2000%, precisa de incrementos para a compra de medicamentos. Isso é preocupante. O que o governo federal repassa é em torno de 25% dos que gastamos mensalmente. Também não dispomos de ajuda do governo estadual, aliás, o Executivo Estadual não repassa a contrapartida para a saúde há cinco anos”, ressaltou o prefeito.

Infraestrutura

No Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito republicano tratou de convênios que estão em fase de aprovação na pasta, que prevê o recapeamento de estradas no município e a reestruturação do centro cultural indígena.

Já no Ministério da Cidadania, Torquato reivindicou o repasse de recursos para um convênio que previa a reestruturação de um abrigo que atende cerca de 600 pessoas. “Queremos rever esse convênio para que ele seja estendido por pelo menos mais seis meses”, disse.

Congresso Nacional

Ainda em Brasília, Juliano Torquato se reuniu com o senador Mecias de Jesus (PRB-RR). Na ocasião, o prefeito apresentou as principais demandas do município, a necessidade da construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforma e reestruturação das que estão em funcionamento, além de recursos para a infraestrutura, saneamento básico, calçamento e eletrificação rural. A delimitação da terra indígena São Marcos também foi assunto de debate entre os republicanos.

“O senador Mecias de Jesus se colocou à disposição de ajudar Pacaraima. Vamos elaborar um relatório e em março apresentar os valores e as obras prioritárias para alocação de recursos. Precisamos oferecer qualidade de vida aos pacaraimenses”, afirmou o prefeito.

Torquato também esteve no gabinete do líder do PRB na Câmara, deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR), onde detalhou os projetos que estão em andamento no município, fruto das emendas parlamentares destinadas pelo deputado no ano passado.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend