É lei: Faxinal dos Guedes terá que criar programa para detecção precoce de escoliose

Segundo Lucas Ramilo (SC), autor da lei, o objetivo é detectar possíveis problemas de coluna vertebral e encaminhar os alunos ao devido tratamento

Publicado em 18/7/2017 - 00:00

Segundo Lucas Ramilo (SC), autor da lei, o objetivo é detectar possíveis problemas de coluna vertebral e encaminhar os alunos ao devido tratamento

Faxinal dos Guedes (SC) – Já está em vigor, desde junho, em Faxinal dos Guedes, Santa Catarina, lei de autoria do vereador Lucas Ramilo (PRB) que obriga a prefeitura a criar o programa de detecção precoce de escoliose nos alunos da rede municipal de ensino. 

De acordo com a proposta, a escoliose, que é uma anormalidade na coluna vertebral e que afeta grande parcela da população, pode ser sanada se a avaliação médica for precoce, requisito indispensável para que o tratamento seja eficaz.

“Estima-se que 3% da população tenha ou possa desenvolver escoliose, razão ela qual se faz necessário o diagnóstico precoce de fundamental importância para a estabilização da doença. Tal detecção é possível por meio da utilização de coletes especiais e fisioterapia específica para fortalecimento da musculatura no entorno da coluna. É de extrema importância que os familiares tenham esclarecimento sobre o tema para a correção de eventuais desvios e uma melhor prevenção para evitar o agravamento da doença, inibindo, também, consequências futuras e irreversíveis do quadro clínico”, explica Lucas no projeto.

De acordo com o autor da proposta, os exames iniciais para a identificação de crianças e adolescentes que possam desenvolver a doença devem ser feitos entre 10 e 14 anos, sendo, portanto, esta faixa etária em que surge a grande maioria do quadro de escoliose.

Dentre os procedimentos para identificação da escoliose, um dos passos consiste em colocar a criança calçada, de pé, ereta, porém relaxada, com o examinador as suas costas. O examinador deve observá-la, procurando por assimetrias no pescoço, ombros, tórax, cintura e quadris. Todos devem estar simétricos. Observar a centralização da cabeça e do pescoço sobre a pelve (a cabeça deve estar centrada sobre a prega Inter glútea). O espaço existente entre os membros superiores e o tronco (triângulo do “talhe”) deve ser simétrico. Os ombros e os quadris devem ter a mesma altura.

“por meio da observação de simples dos movimentos da criança ou do jovem pode se identificar problemas de má postura e fazer o encaminhamento para possível tratamento. Tanto os pais quanto os professores serão capacitados para lidarem com isso. O importante é que seja feito o quanto antes. Entendemos que a avaliação precoce conforme o presente projeto, vai ajudar as pessoas e baratear o custo que o município poderia ter com o tratamento da doença”, finalizou o vereador Lucas Ramilo.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend