Ducilene Belezinha cobra explicações sobre paralisação de obra

Ducilene Belezinha cobra explicações sobre paralisação de obra

A prefeita recebeu representantes da empresa para tratar do assunto.


Chapadinha (MA)
– Depois de três meses com as obras paralisadas, a empresa Vale do Paraíba Engenharia, responsável pela ampliação do sistema de abastecimento de água de Itamacaoca, voltou a Chapadinha. A cobrança foi feita pela prefeita Ducilene Belezinha (PRB-MA), que recebeu representantes da empresa em seu gabinete e exigiu explicações quanto aos motivos da paralisação e a retomada dos trabalhos.

A previsão para a conclusão da primeira etapa do empreendimento foi apresentada no canteiro de obras. “Houve um problema no pagamento dos trabalhos, e desde setembro do ano passado que não recebíamos. Nossa previsão é que na próxima semana todos os serviços sejam recomeçados. A previsão de conclusão dos trabalhos, se não tiver mais nenhuma interrupção, é de um ano” , informou o gestor de obras, Nourival Sousa Chagas.

A obra, de R$ 26 milhões, é composta pela construção da Estação de Tratamento de Água (ETA); perfuração de quatro poços profundos no Recanto dos Pássaros, Bairro Novo, Mutirão e Centro; 110 quilômetros de rede, interligando o sistema, além da barragem da Itamacaoca, que teve seu nível elevado em quatro metros de altura. Esta é a única fase concluída do projeto.

O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal, é de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), empresa que tem uma concessão de 20 anos com o Município, e que só depois de 18 anos, e após cobranças da atual gestão municipal, começou o serviço de ampliação do fornecimento de água.

Problema

A Caema abastece cerca de 8 mil consumidores. O município é responsável pela manutenção de 57 poços artesianos para suprir o restante da demanda. Um problema que vem se agravando com a diminuição das chuvas a cada ano.

“A prioridade agora é concluir a perfuração dos poços para suprir a necessidade da população e aumentar o fornecimento para mais 9 mil famílias. Há preocupação por parte do poder público municipal com a conclusão dessa obra e, principalmente, com a paralisação dela. É uma satisfação muito grande saber que a empresa está retomando os serviços” , disse o gerente da Caema, em Chapadinha, José Carlos Silva.

A paisagem desoladora do reservatório de Itamacaoca é preocupante, atualmente não passa dos 10% de sua capacidade, mas a situação pode mudar se a segunda etapa do projeto de captação de água for posta em prática, que seria o redirecionamento da água da região do aeroporto.

“Já existe um estudo que comprova que antes da construção do aeroporto a água daquela região descia para o reservatório de Itamacaoca, mas depois isso acabou. É necessário um outro projeto para redirecionar essa água para o reservatório, mas isso vai depender dos recursos da Caema” , acrescentou o gerente.

De acordo com Ducilene Belezinha (PRB-MA), a falta de água é um problema que atinge várias cidades do país. “Cada município deve buscar alternativas para evitar o desabastecimento. Em Chapadinha, a luta é para concluir o sistema de Itamacaoca e garantir água nas torneiras”, declarou.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!