Dia Municipal de Combate ao Racismo no Esporte completa um ano em Salvador

Dia Municipal de Combate ao Racismo no Esporte completa um ano em Salvador

Iniciativa da vereadora Ireuda Silva será comemorada no próximo domingo (26) e é um marco na promoção da igualdade racial no esporte

Salvador (BA) – O Dia Municipal de Combate ao Racismo no Esporte proposto pela vereadora Ireuda Silva (PRB) completa um ano no próximo domingo (26). A data é uma referência a agressão racista sofrida pela professora Edna Matos e sua filha, durante partida de futebol do Bahia contra o Grêmio, em agosto de 2017, em Salvador.

Segundo a republicana, apesar de serem cada vez mais escancarados, episódios semelhantes não diminuem. Ireuda lembra que no mês de abril deste ano já haviam sido registrados metade dos casos de racismo no esporte contabilizados nos últimos quatro anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol.

Dados apontam que até a metade de 2017, já tinham sido registrados mais casos do que em todo o ano de 2016.

“Ou seja, o que se vê é a continuidade de tais crimes e a completa omissão dos clubes e das entidades esportivas, que, quando podem, lançam mão de acobertar estes fatos, que muitas vezes acontecem dentro das esquipes esportivas. Mais uma vez, a impunidade impera, e as minorias continuam amarradas em seu histórico de discriminação”, disse Ireuda ao avaliar que são poucos os treinadores negros em times de futebol.

Ainda de acordo com a republicana, são poucos os treinadores negros em times de futebol e em outras modalidades desportivas, nem pessoas negras ocupando cargos de poder nas entidades.

“Isso é uma evidência incontestável do racismo institucional, que vai muito além do esporte e perpassa todas as instâncias da sociedade”, completou Ireuda Silva.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.