Dia Internacional da Mulher: vereadora Tânia Bastos promove debate sobre o empoderamento das mulheres na Câmara do Rio

Representantes do executivo, judiciário e legislativo estadual participaram do evento.

Publicado em 4/3/2015 - 00:00

tania-bastos-tia-ju-prb-dia-da-mulher1
Vereadora Tânia Bastos preside Mesa Diretora.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) promoveu, no dia 3 de março, a primeira homenagem ao Dia Internacional da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o debate “Empoderar as mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, tema principal da Conferência Pequim Mais Vinte, que está sendo organizada pela ONU Mulheres, no próximo dia 9 de março, nos Estados Unidos.

A vereadora Tânia Bastos destacou a importância do encontro. “Conseguimos reunir representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil para discutir sobre os avanços das políticas de gênero e o empoderamento das mulheres em diversos setores. Isso é importante para que possamos criar mecanismos efetivos e construir uma cidade mais tolerante e inclusiva”, avaliou.

A deputada estadual Enfermeira Rejane aproveitou para ressaltar a importância da parceria. “Estou assumindo a presidência da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e acredito que precisamos nos unir para acabar com esta sub-representação que temos nos espaços de poder e decisão mesmo sendo mais da metade da população”, afirmou.

tania-bastos-tia-ju-prb-dia-da-mulher3Também deputada estadual, Tia Ju (PRB-RJ) fez coro com a parlamentar. “A presença de todas nós aqui desmistifica esta história de que as mulheres não são unidas. Irei integrar a Comissão da Mulher junto com a deputada Enfermeira Rejane e tenho certeza de que podemos marcar época assim como tantas outras que contribuíram para estivéssemos aqui hoje”, observou.

tania-bastos-tia-ju-prb-dia-da-mulher4Já a presidente da Comissão OAB Mulher da 57ª Subseção da OAB Barra da Tijuca, Ana Beatriz Nogueira, relembrou a importância da entidade na luta pelos direitos humanos e fez um balanço do trabalho que está sendo desenvolvido pela instituição em defesa da mulher. “Estamos deslanchando com a Comissão da Mulher da OAB da Mulher da Barra, que é considerada a primeira subseção depois da capital, e esperamos que todas as outras subseções entrem neste barco difícil, mas que produz resultados”, disse.

A juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado o Rio de Janeiro, Adriana Ramos de Mello, anunciou que o TJ-RJ vai priorizar os julgamentos dos crimes cometidos contra a mulher, entre os dias 9 e 13 de março, quando começa a campanha “Justiça pela Paz em Casa”, liderada pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal.

“A melhor forma de o Judiciário contribuir com a questão da violência de gênero ainda é o julgamento. Além disso, uma série de iniciativas será apresentada à população com o objetivo de despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero”, disse ela, que apresentou dados estatísticos comprovando que o número de servidoras mulheres e juízas supera os homens na primeira instância.

Já a secretária especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio), Ana Rocha, ressaltou a relevância do tema em discussão. “Empoderar a mulher é empoderar o mundo. Esta é uma utopia que perseguimos, pois sabemos que o grau de desenvolvimento de uma sociedade é medido pelo grau de desenvolvimento de suas mulheres”.

tania-bastos-tia-ju-prb-dia-da-mulher2Em seguida, a consultora da ONU Mulheres, Gisele Netto, explanou sobre a campanha de empoderamento da instituição e detalhou os doze tópicos principais que estão sendo trabalhados pelo órgão. “Até setembro iremos discutir questões evolvendo o empoderamento das mulheres, quando haverá um evento mundial para que os países assinem um termo de compromisso com as mulheres. É importante que todas fiquem atentas aos acordos estabelecidos pela ONU, pois eles dão resultados”, concluiu.

Antes de encerrar a solenidade, a vereadora homenageou a secretária da SPM-Rio, Ana Rocha, e a consultora da ONU Mulheres-RJ, Gisele Netto, com moções de louvor e reconhecimento.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Tânia Bastos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend