Devanir Ferreira mobiliza autoridades e lideranças para debater situação das obras na Leitão Silva em Vitória

Republicano defende que as autoridades busquem uma solução para agilizar a entrega das obras.

Publicado em 25/6/2015 - 00:00

Devanir Ferreira mobiliza autoridades e lideranças para debater situação das obras na Leitão Silva em Vitória
Devanir defende que as autoridades busquem uma solução para agilizar a entrega das obras.

 

Vitória (ES) – Por iniciativa do vereador Devanir Ferreira (PRB-ES), a Câmara Municipal de Vitória promoveu uma audiência pública para debater a situação das obras na Avenida Leitão da Silva, situada no centro da capital capixaba. A discussão contou com a participação de vereadores, representantes do Governo Estadual, da Prefeitura, empreiteira, associação de empresários e moradores.

O encontro foi realizado no auditório da Fecomércio e possibilitou um amplo debate sobre os transtornos causados pelas obras, bem como as possíveis soluções e ações necessárias para melhorar as condições de vida das pessoas que vivem e trabalham na Avenida.

devanir-ferreira-prb-vitoria-audiencia-obras-leitao-silva-foto2-ascom-24-06-2015.JPGPara Devanir Ferreira, a audiência atingiu seu objetivo que foi o de mobilizar todos os segmentos administrativos, executivos e de associações, em prol de uma questão tão importante que é a viabilidade e sobrevivência do comércio local. “Como usuário da via e parlamentar achei de suma importância debater o assunto com todos os envolvidos, sem apontar culpados, mas sim buscar soluções”, enfatizou o vereador.

Segundo o republicano, foi a primeira de uma série de audiências para que, tanto a sociedade civil local, quanto o Poder Público busquem, juntos, uma solução definitiva para a finalização das obras e reavivamento da Avenida. “Os comerciantes vivem da amargura e clamam por esperança. Estão cercados, desde março de 2014, num emaranhado de obras inacabadas, interdições de tráfego, desvio de fluxo, máquinas, bate-estaca, buracos, barulho e poeira para todo canto. Um quadro que afasta os motoristas e consumidores da região. Tentam, à duras penas, sobreviver”, relatou o parlamentar.

Antes da audiência, Devanir realizou várias visitas à Avenida Leitão da Silva para conversar com comerciantes e moradores e definiu que o primeiro passo em busca de soluções, seria a realização de uma audiência pública.

Participantes

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, destacou que é difícil executar uma obra pública, de grande porte, sem prejudicar o comércio. Mas o retorno será muito maior após a conclusão do projeto.

Para o secretário Municipal de Projetos Especiais de Vitória, Paulo Ruy Carnelli, a obra é necessária para ampliar a mobilidade urbana de Vitória. “Não há mais local para instalação de grandes indústrias no centro. Portanto, as vias da capital devem passar por profundas recuperações de drenagens, iluminação e mobilidade urbana com o objetivo de possibilitar o desenvolvido econômico da região”, afirmou.

O diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do ES, Halpher Luiggi, foi categórico ao afirmar que  faltou responsabilidade na condução da obra. “Foram feitas reuniões com os diversos setores para se definir uma data de entrega das obras. O marco será dezembro de 2016. O prazo, longo, foi justificado como necessidades de definições de estudos e análises pelos diversos atores do processo, mas os prejuízos são enormes para todos”, argumentou.

Encerrando a audiência, Devanir Ferreira reiterou que o problema da obra começou a partir do início do projeto, que não previa as diversas dificuldades que foram surgindo ao longo do processo. Além disso, destacou que o maior objetivo foi ouvir os envolvidos e que se comprometeu a enviar os resultados do debate aos governos municipais e estaduais, empresários e moradores.

devanir-ferreira-prb-vitoria-audiencia-obras-leitao-silva-foto3-ascom-24-06-2015.JPGAinda participaram da audiência, representantes da Secretaria Municipal de Obras de Vitória, da Secretaria Municipal de Serviços de Vitória, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da Associação dos Empresários da Avenida Leitão da Silva, da empresa Duto Engenharia, e do vereador Luiz Emanuel.

Ao término das explanações, justificativas e prazos por parte dos representantes dos governos, comerciantes e moradores puderam fazer indagações e tirar suas dúvidas diretamente  com as autoridades e responsáveis pelas obras.

Texto e foto:  Luciene Costa / Ascom – vereador Devanir Ferreira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend