Desenvolvimento sustentável em Magé

Comitiva do PRB visita a cidade e conhece os problemas da população

Publicado em 30/5/2012 - 00:00

vitor-paulo-rosangela-gomes-prb-desenvolvimento-sustentavel-mage-30-05-12
Na oportunidade, o grupo conheceu os mangues que antes eram uma alta fonte de renda para os profissionais da pesca na cidade

Magé (RJ) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ) e a deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) estiveram em Magé, no Estado do Rio, para dar sequência ao novo projeto de desenvolvimento integrado para o município. A proposta pretende trabalhar, de forma estratégica, pontos de alta relevância para o mundo sustentável e para a população, levando em consideração os que extraem da terra o seu sustento, além de promover uma conscientização da comunidade para o desenvolvimento do manguezal de forma sustentável.

Os parlamentares republicanos se encontraram com o prefeito de Magé, Nestor de Moraes; o presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pugas; secretários municipais; e, acompanhados dos integrantes do diretório republicano na cidade, foram apresentados ao projeto da ONG Rio Carioca.

Na oportunidade, o grupo conheceu os mangues que antes eram uma alta fonte de renda para os profissionais da pesca na cidade. No entanto, depois do ano 2000, quando ocorreu um trágico acidente na Baía de Guanabara, com um grande vazamento de óleo, a situação ficou sem controle, fazendo com que, agora, 12 anos após o ocorrido, as famílias tenham que procurar outra forma de sustento, pois a grande quantidade de óleo que não pôde ser retirada foi para as extremidades da baía, fazendo com que os mangues se transformassem em grandes depósitos de lixo, e os caranguejos não conseguissem ter ali uma vida útil e de reprodução.

Em conversa com um dos pescadores, mais conhecido como “Zé”, o mesmo relatou que trabalhar com a pesca em Magé já não dá mais. “Tenho que ir trabalhar em Macacu, Morro Grande, e outros municípios com uma grande embarcação, o que gera de duas a três horas de viagem e muito custo”, disse.

Rosangela Gomes, que atua como coordenadora do projeto, aproveitou para falar sobre a postura e o objetivo do PRB para o município de Magé, que, segundo ela, é colocá-lo como uma cidade de respeito na sua forma de legislar, uma cidade que respeita o povo. “Hoje, Magé é conhecida como um município de corruptos e de assassinatos, mas com esse projeto tenho certeza de que conseguiremos dar um rumo diferente às perspectivas e sonhos da população mageense”, disse a deputada, que expôs também à população que existem propostas de novos projetos para o município, inclusive na questão de transporte para que as barcas possam ser estendidas até Magé e assim reduzir o tempo de horas de viagem.

O deputado federal Vitor Paulo, que já trabalhou em Magé, na década de 90, relembrou momentos vividos no local. Além disso, relatou a todos o seu encontro com o diretor da Petrobras, Fernando Paes de Carvalho, em que discutiu a compensação ambiental dos profissionais da pesca no município e a análise de projetos que visam à preservação do meio ambiente.

Após conhecer os mangues, a sede da colônia dos pescadores, e o local onde será construída a sede dos manguezais, todos reuniram-se na ONG Rio Carioca para assistir à apresentação do projeto pela presidente da Organização, Lucimar Fernandes, que detalhou e explicou em síntese como seria aplicação da iniciativa na cidade e ressaltou que o mesmo engloba os profissionais caranguejeiros, pescadores, artesanais e agricultores.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Rosangela Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend