De morador de rua a vereador: Irander Augusto assumirá vaga no legislativo de Rio Claro

Republicano é reconhecido nas ruas de Rio Claro (SP) pela consistente trajetória na área de ajuda comunitária e serviços sociais

Publicado em 2/12/2016 - 00:00

De morador de rua a vereador: Irander Augusto assumirá vaga no legislativo de Rio Claro
Sergio Fontellas e Augusto Lopes: união para promover princípios republicanos

São Paulo (SP) – O republicano Irander Augusto Lopes (PRB-SP) é reconhecido nas ruas de Rio Claro pela consistente trajetória na área de ajuda comunitária e serviços sociais. Filiado ao Partido Republicano Brasileiro desde 2007, recebeu o convite para se candidatar a vereador nesta recente disputa eleitoral. Sem nunca ter planejado atuar diretamente na política, ficou surpreso com os 1.072 votos que o garantiram uma das 19 cadeiras na câmara municipal. Eleito, ele demonstra extrema preocupação em melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Porém, apesar do olhar otimista com relação ao futuro, o jovem político relembra que nem sempre sua vida foi de resultados positivos.

Tempos difíceis

Sair de Maceió (AL), terra de nascença, e pisar em solos paulistas foi uma experiência tão desafiadora quanto dolorida para Irander Augusto. Aos 10 anos de idade, em meados da década de 1980, sua mãe o levou, junto com suas duas irmãs, para o município de Rio Claro, a 173 km da capital paulista. O objetivo era apenas um: encontrar o marido e pai que havia abandonado a família quando os filhos ainda eram pequenos. Sem sucesso, a matriarca decidiu ficar em São Paulo e tentar uma vida melhor longe das dificuldades da região nordeste do Brasil.

“Os primeiros meses foram difíceis”, conta Irander. Sem família ou amigos que pudessem acomodá-lo, ele se viu obrigado a morar em ruas, debaixo de pontes e depender da bondade de transeuntes para que ele e suas irmãs pudessem ter o mínimo para comer. Aos poucos, a vida foi se ajeitando e o jovem e sua família conquistaram um pequeno abrigo que garantia um pouco mais de segurança. Porém, aos 18 anos, uma nova crise surgiu e o jovem deparou-se, mais uma vez, tendo que enfrentar dias debaixo do sol quente e tendo que passar noites chuvosas deitado sobre calçadas frias.

Compartilhando conquistas

Nada disso impediu que Irander Augusto Lopes continuasse a olhar para frente. Esforçado, passou por diversas atividades para garantir sua sobrevivência. Trabalhou como balconista, assistente em fábricas de sofás e até arriscou trabalhos como pintor. Em paralelo, sempre se dedicou aos serviços sociais. Há 16 anos ele participa de visitas a comunidades e ajuda na organização de eventos beneficentes. “Desde aconselhamento até serviços básicos como corte de cabelo. O que nos é possível oferecemos”, diz referindo-se ao grupo de amigos e conhecidos que sempre colaboraram com suas ideias.

Novos caminhos

“Nunca pensei em ser político, mas por me identificar com os valores republicanos, aceitei o convite do PRB para participar das eleições”. Com 1.072 votos, Irander irá compor a lista dos novos vereadores que trabalharão na Câmara Municipal de Rio claro. “Sempre servi ao povo da minha cidade. Não sei ao certo o que esperar destes próximos quatro anos, mas, com certeza, farei o possível para trabalhar com ainda mais dedicação e de maneira a poder ajudar muito mais pessoas”, comprometeu-se.

O vereador recém-eleito esteve em reunião, na última sexta-feira (25), com o presidente estadual do PRB São Paulo, Sergio Fontellas. “Embora Irander nunca tenha atuado diretamente na política, sem saber, ele sempre fez política. Ele tem um vasto histórico de verdadeira preocupação com a sociedade e isso só vem a agregar ao PRB”, comentou. Aos 39 anos, casado há 12 e pai de duas meninas, uma de 10 e outra de oito anos, Irander Augusto Lopes não esconde o contentamento com os novos rumos e esta grande conquista em sua vida. “A emoção é muito grande. Estou feliz”.

Texto: Fábia Zuanetti / Ascom – PRB São Paulo
Fotos: Lucas Campos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend