Daniel Guerra reafirma que Hospital Pompéia é referência em traumato-ortopedia

Prefeito do PRB recebeu integrantes da Amesne em reunião no Centro Administrativo na terça-feira (20)

Publicado em 22/11/2018 - 00:00

Daniel Guerra reafirma que Hospital Pompéia é referência em traumato-ortopedia
Prefeito do PRB recebeu integrantes da Amesne em reunião no Centro Administrativo na terça-feira (20)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu, na terça-feira (20) integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), no Salão Nobre da Prefeitura. Diversos prefeitos e representantes, inclusive secretários de Saúde, estiveram presentes. A pauta do encontro foi a realização de cirurgias de alta complexidade em traumatologia em 49 municípios, incluindo a região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra, Vinhedos e Basalto e Uva e Vales.

Atualmente, a SMS presta atendimento de urgência e emergência para as quatro microrregiões da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde: Caxias e Hortênsias, Campos de Cima da Serra, Vinhedos e Basalto e Uva e Vales, além de ofertar atendimento eletivo para Caxias, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. As quatro áreas totalizam 49 municípios e quase 1,2 milhão de habitantes. Para isso, o Município recebe do governo federal apenas R$ 273 mil por mês. O recurso nunca foi reajustado pelo Ministério da Saúde, permanecendo o mesmo desde 2005, quando Caxias do Sul foi habilitada para este atendimento.

Na ocasião, os prefeitos sugeriram que Caxias do Sul, por meio do Hospital Pompéia, se torne referência para cirurgias eletivas de traumato-ortopedia também nas regiões dos Vinhedos e Basalto e Uva e Vales (34 municípios). O prefeito Daniel Guerra explicou que a cidade não tem como absorver mais esta demanda.

“Aumentaríamos o tempo de espera, que é de um ano e meio, para mais de seis anos. Precisamos diminuir a fila, não encorpá-la. Seriam 37 cirurgias por mês para atender 49 municípios. Esse pacto firmado ainda em 2015 não é viável e pode gerar um descompasso ainda maior na saúde pública. O que podemos assegurar por enquanto é o atendimento de urgência e emergência às 48 cidades”, enfatizou o gestor do PRB. O Hospital Pompéia é o único local credenciado para realizar procedimentos desse tipo na região.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) propõe ao Estado uma redistribuição de recursos para que outra cidade passe a ofertar atendimento eletivo em traumato-ortopedia de alta complexidade às microrregiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vales, com a correspondente redistribuição do recurso. Juntas, elas somam 34 cidades com cerca de 500 mil habitantes.

Como encaminhamento, Guerra propôs uma reunião com o Hospital Virvi Ramos, também em Caxias, para possível credenciamento a fim de se tornar mais uma opção para essa modalidade de cirurgia, desafogando os atendimentos no Pompéia. “É uma alternativa justa e eficaz de provar que estamos unidos à região e de que queremos melhorar e ampliar cada vez mais a saúde pública”, completou. Por fim, Daniel Guerra também sugeriu uma viagem a Brasília para pleitear novos repasses junto ao Ministério da Saúde.

“É um assunto que nos preocupa bastante, mas se nos unirmos e estabelecermos um diálogo com os novos governos estadual e federal, teremos chance de buscar mais recursos e credenciamentos de mais hospitais. Que bom poder contar com Caxias do Sul nessa caminhada também”, analisou Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves. Também participaram do encontro o secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas, Marguit Weber Meneguzzi, diretora da SMS, e o vereador líder de governo Câmara, Chico Guerra.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend