Daniel Guerra oficializa ampliação da linha de ônibus que atende estudantes do IFRS

Em reunião, diretor do IFRS e estudantes agradeceram pela iniciativa do prefeito do PRB. Medida começa a valer na segunda-feira (19)

Publicado em 17/3/2018 - 00:00

Daniel Guerra oficializa ampliação da linha de ônibus que atende estudantes do IFRS
Em reunião, diretor do IFRS e estudantes agradeceram pela iniciativa de Daniel Guerra. Medida começa a valer na segunda-feira (19)

Caxias do Sul (RS) – Um encontro, na quinta-feira (15), realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Caxias do Sul, oficializou a ampliação do número de horários da linha de ônibus que passa pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu o diretor, Juliano Toniolo, professores e alunos do IFRS para comemorar a iniciativa do governo, que começa a partir da próxima segunda-feira (19).

Essa era uma antiga reivindicação dos estudantes do IFRS e da comunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima, onde fica o Instituto. A mudança possibilitará a diminuição da frequência dos itinerários e a ampliação dos horários dos ônibus, além de trazer outros benefícios, como a integração tarifária para os usuários. Durante o encontro, o prefeito Daniel Guerra relembrou da visita que fez ao IFRS no ano passado. “Quando fomos lá, nós ouvimos os estudantes e identificamos essa dificuldade no transporte coletivo. De imediato, levamos a situação para a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que estudou o caso, e hoje estamos aqui, celebrando o resultado desse trabalho coletivo”, contou o prefeito do PRB.

O diretor do Instituto agradeceu a iniciativa e considerou uma grande conquista para a comunidade. “É um ganho para os 1,7 mil estudantes e servidores do IFRS e também para toda a população do bairro Fátima. Muito obrigado!”, finalizou. O presidente do Grêmio Estudantil do IFRS, Matheus Sacchet, também destacou o empenho da administração municipal ao fazer essa mudança. “O fato de termos mais horários de ônibus também aumenta a segurança no entorno, principalmente para nós que somos menores de idade, e isso é muito benéfico”, comentou o Matheus.

Também participaram da reunião um professor do Instituto e lideranças dos diretórios acadêmicos do IFRS e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além do titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares; e o diretor de trânsito e transportes da Secretaria, Pedro Cogo.

Ampliação da linha de ônibus IFRS

Após reuniões com estudantes, representantes dos bairros e estudos técnicos, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ampliará o número de horários da Linha 20 – Fátima, reduzindo o tempo de viagem e trazendo benefícios como a integração tarifária. A medida começa nesta segunda-feira (19/03).

O atendimento passará de quatro para seis ônibus e todos os veículos realizarão o embarque e desembarque de passageiros na parada em frente ao IFRS. Atualmente, dos quatro coletivos, apenas dois atendem a instituição de ensino. A frequência dos itinerários para os estudantes passará de entre 40 e 45 minutos para a cada 20 minutos; e o número de horários passou de 94 para 233. Além da redução no tempo de viagem, outra mudança é o sistema de integração tarifária. Em um intervalo de uma hora, os usuários com cartão de bilhetagem eletrônica poderão utilizar até dois ônibus pagando uma única passagem. O benefício poderá ser estendido, caso o usuário utilize as Estações Principais de Integração (EPIs).

A ampliação no atendimento do transporte público para a região do bairro Fátima é resultado de um trabalho realizado nos últimos meses pela SMTTM com a comunidade. As mudanças fazem parte do Inova Mobilidade que, desde o início do ano passado, vem revisando e adequando melhorias nos serviços de trânsito, transporte e na mobilidade em Caxias do Sul.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend