Daniel Guerra inicia diálogo com médicos por meio do Sindiserv em Caxias do Sul (RS)

Prefeito recebeu a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, e representantes dos servidores médicos concursados

Publicado em 3/8/2017 - 00:00

Daniel Guerra inicia diálogo com médicos por meio do Sindiserv em Caxias do Sul (RS)
Prefeito Daniel Guerra se reuniu com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, e representantes dos servidores médicos concursados

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu, nesta terça-feira (1º/08), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, e representantes dos servidores médicos concursados. O encontro abriu o diálogo referente às reivindicações da categoria. Em pouco mais de duas horas de reunião, houve consenso em relação a questões como a necessidade de melhorias na infraestrutura dos diferentes serviços de saúde prestados pelo município, a adequação do quadro de pessoal e a elaboração de um plano de carreira.

O chefe do Executivo informou que a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) já iniciou, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o mapeamento dos serviços a fim de projetar as melhorias estruturais necessárias. O diagnóstico do quadro de pessoal da administração municipal, que inclui a pasta da Saúde, já foi feito pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), com o objetivo de identificar as carências e, progressivamente, trabalhar para supri-las.

Quanto ao plano de carreira, Daniel Guerra esclareceu que ele será elaborado a fim de contemplar todas as categorias de servidores. A proposta será estruturada e discutida com as diferentes áreas. “O plano de carreira é um compromisso que assumimos e a participação dos servidores é imprescindível nessa trajetória. O plano precisa ser construído em conjunto pela prefeitura, Sindiserv e servidores. Somos desafiados a elaborá-lo e executá-lo ainda nesta administração”, declarou o prefeito. A partir do dia 16 de agosto, a SMRHL fará reuniões semanais com o Sindiserv para discutir a elaboração do plano. A partir daí, serão criados grupos de trabalho para debater a situação de cada uma das categorias de servidores, o que incluirá os médicos.

Durante o encontro, também foram abordadas as faltas injustificadas dos servidores médicos. No entanto, qualquer negociação referente a esta questão deve aguardar a decisão judicial sobre a ilegalidade da greve. A administração municipal ainda se comprometeu em estudar a viabilidade de incorporação da parcela autônoma aos vencimentos. “Se este é o ponto crucial para que os servidores médicos voltem a se comprometer com a saúde pública, vamos estudar exaustivamente esta possibilidade, considerando a situação das demais categorias que também a recebem e, especialmente, a sustentabilidade financeira da administração e do Ipam, porque queremos uma solução responsável”, afirmou Daniel Guerra.

O Sindiserv informou que levará as propostas debatidas para apreciação dos servidores médicos e que, posteriormente, voltará a dialogar com o Executivo. O encontro, agendado por iniciativa do prefeito Daniel Guerra, ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo. Também participaram os titulares das secretarias de Recursos Humanos e Logística, Saúde, Governo, Fazenda, Planejamento, além da Procuradoria-geral do Município, chefia de gabinete e Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam).

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Andressa Boeira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend