Daniel Guerra detalha Programa UBS+ ao Conselho Municipal de Saúde

Programa vai consolidar e qualificar a atenção básica em Caxias do Sul e garantir 265 profissionais altamente qualificados do PA 24 Horas para as UBS’s

Publicado em 26/11/2017 - 00:00

Daniel Guerra detalha Programa UBS+ ao Conselho Municipal de Saúde
Programa vai consolidar e qualificar a atenção básica em Caxias do Sul e garantir 265 profissionais altamente qualificados do PA 24 Horas para as UBS’s

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) apresentou o programa UBS + para os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Caxias do Sul, em uma reunião na Prefeitura, no último dia 23. O encontro, de iniciativa do Poder Executivo, trouxe explicações sobre como o programa vai funcionar e também esclareceu dúvidas dos 25 conselheiros presentes.

“Esse programa vai consolidar e qualificar a atenção básica em Caxias do Sul, que é um sonho antigo de vocês que fazem parte do Conselho de Saúde. Com o UBS +, nós vamos levar 265 profissionais altamente qualificados do Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24 Horas) para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)”, explicou o prefeito. Daniel Guerra também enfatizou os benefícios que o programa vai trazer. “Se as UBS’s estivessem com seus quadros completos, o cidadão poderia ser atendido mais perto de casa, sem precisar procurar um serviço de urgência e emergência. Mas não é isso que acontece porque, hoje, mais de 70% dos atendimentos do PA 24 Horas poderiam ser resolvidos na UBS’s. Por isso, estamos criando esse programa”, relatou.

Daniel Guerra detalha Programa UBS+ ao Conselho Municipal de SaúdeDepois da apresentação, foi aberto espaço para todos fazerem considerações e questionamentos, que foram respondidos pelo prefeito e pela secretária da Saúde, Deysi Piovesan. Um deles foi do conselheiro Pedro Ribeiro de Abreu. “Esse momento aqui é a melhor coisa que poderia ter acontecido. Vir aqui e poder esclarecer o assunto é muito bom. Pra mim, o programa se resume a uma palavra: resolutividade”, concluiu Pedro.

Cleonice Araújo também contribuiu. “Essa proposta é maravilhosa. Garantir o acesso à saúde pública mais perto da minha casa está previsto na legislação e, pelo jeito, é isso que o programa UBS+ vai proporcionar”, acrescentou a conselheira. Edi Bolson, representando a região do Desvio Rizzo, tirou as dúvidas. “Eu, como usuária, quero ser atendida por um médico, independentemente do modelo que for adotado”.

Após o término da reunião, o prefeito ainda recebeu alguns conselheiros no Gabinete para conversar e esclarecer mais dúvidas.

Programa UBS+

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou deficit de dezenas de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Há vagas a serem preenchidas para 43 médicos, 42 profissionais de enfermagem, 14 odontólogos e oito assistentes sociais. Para isso, foi lançado o programa “UBS+”. A proposta é focar os atendimentos de saúde nas necessidades e características de cada região de Caxias do Sul.

Hoje, cerca de 70% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procuram, de maneira equivocada, os atendimentos de urgência e emergência prestados pelo Pronto Atendimento 24 horas, pela Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) e pelos hospitais Pompéia e Geral. São casos de baixa complexidade que podem ser resolvidos nas UBS’s, desde que as equipes de trabalho estejam completas para dar conta da demanda.

Por isso, para consolidar a atenção básica, os 265 profissionais do Pronto Atendimento 24 horas serão realocados para reforçar as equipes das 48 Unidades Básicas de Saúde do Município. O atendimento será multidisciplinar com médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, e com a coleta de exames no local.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend