Daniel Guerra debate ações de implantação do novo aeroporto de Caxias do Sul

“O aeroporto de Vila Oliva será o grande marco para uma nova matriz econômica na nossa cidade e região”, ressalta o prefeito

Publicado em 2/9/2017 - 00:00

Daniel Guerra debate ações de implantação do novo aeroporto de Caxias do Sul
Prefeito Daniel Guerra recebeu o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Nelson Sbabo

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu, na manhã de quinta-feira (31/08), integrantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para discutir o prosseguimento das ações referentes à implantação do novo aeroporto de Caxias do Sul, no distrito de Vila Oliva. O encontro, no Salão Nobre, também contou com a presença de secretários municipais que participam de um grupo de trabalho relacionado ao assunto.

O presidente da CIC, Nelson Sbabo, acompanhado da vice-presidente de Serviços, Shirlei Omizzolo, fez a entrega da documentação com as propostas e estudos realizados pelos possíveis investidores, demonstrando a viabilidade da demanda por um terminal de cargas. Conforme Sbabo, os nomes dos investidores, bem como o teor das propostas, têm caráter sigiloso por razões comerciais, mas servem de parâmetro para que a prefeitura possa encaminhar o processo público no momento oportuno. “Temos de pensar no desenvolvimento da nossa região, construindo ferramentas para garantir esse futuro. O transporte aéreo é fundamental para garantir que as nossas empresas, que são multinacionais, tenham capacidade de competir num mercado globalizado”, afirma Sbabo.

O prefeito Daniel Guerra determinou que seja encaminhada uma nova reunião de trabalho com o Palácio Piratini para esclarecer, de forma oficial e concreta, se o governo estadual cumprirá com o compromisso de garantir o pagamento da desapropriação da área, conforme estabelecido em ofício encaminhado ao município em 2014. Em reunião realizada, no último dia 16 de agosto, com o secretário estadual adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, o Estado afirmou que o pagamento da desapropriação seria a última opção a ser examinada pelo governo.

“Assim como no passado, em que a BR 116 foi um marco no desenvolvimento de Caxias, o aeroporto de Vila Oliva será o grande marco para uma nova matriz econômica na nossa cidade e região. Por isso, estamos empenhados em tornar esse empreendimento uma realidade”, ressalta o prefeito.

A prefeitura também conta com o apoio da CIC para viabilizar um encontro com o governo federal a fim de obter a garantia do financiamento para a construção do aeroporto de Vila Oliva. Na avaliação do grupo de trabalho do Município, depois de resolvidas essas pendências formais, uma parceria público-privada é a ferramenta mais adequada para tornar realidade a construção e a operação de um terminal de cargas e passageiros em Caxias do Sul.

Enquanto isso, a administração de Daniel Guerra vem buscando soluções para dar prosseguimento ao cronograma de trabalho. O município também assumiu o pagamento da taxa de licenciamento ambiental, no valor de R$ 84.322,49, que seria de responsabilidade do Estado.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend