Daniel Guerra cobra agilidade do governo estadual para resolver impasse no aeroporto

Empresa responsável por serviço de raio-X deixará de atender terminal e voos podem ser cancelados em Caxias do Sul

Publicado em 7/12/2018 - 00:00

Serviços de raio-X prestados no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani podem ser paralisados nesta sexta-feira (7)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) enviou, na quinta-feira (6), um ofício (nº 430/2018) ao governador José Ivo Sartori cobrando agilidade do estado para a continuação dos serviços de raio-X prestados no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O procedimento é fundamental no protocolo de segurança da viação aérea com a inspeção de bagagens no embarque e desembarque dos voos. A atividade corre o risco de ser paralisada nesta sexta-feira (7) devido à possibilidade de greve dos funcionários terceirizados que não receberam os pagamentos relativos ao mês de novembro e a primeira parcela do 13º salário.

A responsabilidade da gestão do equipamento de segurança é do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), órgão ligado à Secretaria Estadual dos Transportes. A empresa Águia Serviços de Transportes Aéreo (Astra), com contrato vigente para a inspeção, manifestou o interesse de encerrar as atividades após o atraso do governo estadual no pagamento da prestação do serviço, provocando o atraso no débito dos rendimentos dos 20 funcionários do terminal caxiense. Além disso, o contrato com a empresa Astra vence neste mês e uma outra organização assumirá a execução do serviço de raio-X no Hugo Cantergiani a partir do final de dezembro.

No ofício, o chefe do Executivo pediu empenho para que não ocorram prejuízos aos caxienses, permitindo que as operações de embarque e desembarque do terminal caxiense possam ser continuadas. “Além dos caxienses, que utilizam esse terminal, a paralisação impactará também na vida de turistas e profissionais que vêm para a nossa cidade a trabalho. Isso gera uma repercussão negativa, justamente no período de divulgação da Festa da Uva e início das férias. Estamos sendo muito firmes nessa cobrança porque o maior aeroporto do interior do estado, em número de passageiros, não pode parar por uma irresponsabilidade do governo estadual”, enfatizou o prefeito republicano.

A paralisação nos serviços estava prevista desde o início desta semana, mas foi mediada pelo diretor do Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D’Avila, garantindo as operações dos voos regulares do terminal até as 12h desta sexta. Caso a paralisação seja confirmada, os três voos programados à tarde serão cancelados. Em média, o terminal caxiense atende diariamente 700 passageiros, divididos entre embarques e desembarques.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend