Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré

Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré

Empresa inicia estudo de viabilidade do projeto que integrará arquitetura contemporânea e muito verde em 126 mil metros quadrados ao lado da Linha Amarela

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) visitou, nesta quinta-feira (6), a área onde será construído o Parque Urbano da Maré. O espaço integrará arquitetura contemporânea e muito verde em 126 mil metros quadrados ao lado da Linha Amarela, entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. O prefeito anunciou que uma empresa de consultoria será responsável pelo estudo de viabilidade do parque. A licitação foi realizada pela Rio-Urbe, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação. A proposta é que os moradores sejam consultados e acompanhem o desenvolvimento do projeto, idealizado para trazer vida à área, hoje degradada.

O parque vai oferecer lazer, entretenimento, esporte e cultura no maior complexo de favelas do Rio, que abriga 130 mil moradores de 17 comunidades, distribuídas por seis bairros da Zona Norte da cidade. O projeto será modelo de sustentabilidade ambiental e contará com programas educacionais, artísticos, sociais e de geração de emprego, incluindo a construção no local de mais uma Nave do Conhecimento e de um mercado popular.

Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré

Entre as novidades previstas, estão ainda um parque ecológico com 41 mil metros quadrados, cinco quadras de esporte, dois quilômetros de ciclovia, 16 quiosques e um palco com infraestrutura para receber shows de grande porte. Ao todo, dez iniciativas diretamente relacionadas à qualidade de vida da população estão previstas no projeto:

“Aqui, as famílias vão poder ter horas de entretenimento, de lazer, espairecer, sobretudo neste momento difícil da nossa economia. É um local em que nós vamos poder formalizar o comércio, ter piscina, quadras de esportes, uma Nave do Conhecimento, um mirante, muito jardim, muitas árvores. Serão milhares de árvores, uma natureza envolvente. Tenho certeza que vai ser um grande legado. O povo vai cuidar com muito carinho do Parque da Maré”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella.

1 – Morro do Parque Ecológico

O morro do parque, com 41 mil metros quadrados, será todo renovado com o plantio de plantas e árvores. A área ganhará quadra de esporte poliesportiva, área com brinquedo para crianças, anfiteatro e horta comunitária. No topo do morro, será construído um mirante memorial em homenagem às origens da Comunidade da Maré.

2 – Mercado Popular

Será construído um mercado popular sustentável com 3.200 metros quadrados. Nas modernas instalações, a água da chuva será coletada para reuso. Além disso, coletores solares e tetos verdes reduzirão os custos de energia. Na cobertura do mercado, funcionará uma escola de jardinagem e de plantio de hortas sem agrotóxicos, promovendo a alimentação barata e sadia e estimulando o plantio de hortas nas lajes das residências.

3 – Nave do Conhecimento

A nave, com instalações para aulas de informática e de comunicação, é um projeto de inclusão digital. O espaço terá biblioteca virtual e espaços para desenvolver curso de línguas. Com 500 metros quadrados, a fachada da unidade funcionará com uma área para exibição de filmes ao ar livre.

4 – Área de lazer com cascatas

Além de refrescar, divertir e embelezar o parque, a água será reutilizada, filtrada e clorada. Um mecanismo conectado por sensores regulará a quantidade e o tempo em que a água vai jorrar dos grandes chuveiros-cascatas.

5 – Quiosques

Quiosques, banheiros e guaritas serão construídos a partir da reutilização de contêineres, com coletores solares na sua cobertura, o que reduzirá os custos energéticos. As paredes servirão de espaços de comunicação gráfica para educação ambiental.

6 – Renaturalização

As margens do Canal do Fundão serão renaturalizadas, devolvendo para as margens a fauna e a flora ciliar. Além da recomposição da paisagem, a iniciativa será parte de um projeto de educação ambiental. A proposta é que o efeito paisagístico sobre os moradores, antes degradado, seja pacificador e redutor da violência, principalmente entre as crianças.

7 – Utilização de áreas de viadutos

As áreas debaixo dos viadutos serão utilizadas para a prática de esporte com quadras poliesportivas. Haverá ainda espaços para promover empreendedorismo, trabalho, comércio e serviços. A boa iluminação criará um ambiente confortável e seguro, propício ao convívio social.

8 – Palco para eventos e shows

Um palco com 25 metros de largura e 11 metros de altura, com infraestrutura de camarins, servirá para difundir e promover a arte local, assim como shows de maior porte.

9 – Áreas com brinquedos para crianças e equipamentos para a terceira idade

Diversos brinquedos serão projetados e integrandos ao desenho paisagístico do parque. O projeto prevê ainda equipamentos nas áreas de lazer para crianças com deficiência e aparelhos de exercícios físicos para o público da terceira idade.

10 – Pista de skate

A pista servirá para o treino dos skatistas locais e ponto de competições nacionais e internacionais.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.