Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré

Empresa inicia estudo de viabilidade do projeto que integrará arquitetura contemporânea e muito verde em 126 mil metros quadrados ao lado da Linha Amarela

Publicado em 6/9/2018 - 00:00

Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré
Empresa inicia estudo de viabilidade do projeto que integrará arquitetura contemporânea e muito verde em 126 mil metros quadrados ao lado da Linha Amarela

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) visitou, nesta quinta-feira (6), a área onde será construído o Parque Urbano da Maré. O espaço integrará arquitetura contemporânea e muito verde em 126 mil metros quadrados ao lado da Linha Amarela, entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. O prefeito anunciou que uma empresa de consultoria será responsável pelo estudo de viabilidade do parque. A licitação foi realizada pela Rio-Urbe, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação. A proposta é que os moradores sejam consultados e acompanhem o desenvolvimento do projeto, idealizado para trazer vida à área, hoje degradada.

O parque vai oferecer lazer, entretenimento, esporte e cultura no maior complexo de favelas do Rio, que abriga 130 mil moradores de 17 comunidades, distribuídas por seis bairros da Zona Norte da cidade. O projeto será modelo de sustentabilidade ambiental e contará com programas educacionais, artísticos, sociais e de geração de emprego, incluindo a construção no local de mais uma Nave do Conhecimento e de um mercado popular.

Crivella visita área onde será construído o Parque da Maré

Entre as novidades previstas, estão ainda um parque ecológico com 41 mil metros quadrados, cinco quadras de esporte, dois quilômetros de ciclovia, 16 quiosques e um palco com infraestrutura para receber shows de grande porte. Ao todo, dez iniciativas diretamente relacionadas à qualidade de vida da população estão previstas no projeto:

“Aqui, as famílias vão poder ter horas de entretenimento, de lazer, espairecer, sobretudo neste momento difícil da nossa economia. É um local em que nós vamos poder formalizar o comércio, ter piscina, quadras de esportes, uma Nave do Conhecimento, um mirante, muito jardim, muitas árvores. Serão milhares de árvores, uma natureza envolvente. Tenho certeza que vai ser um grande legado. O povo vai cuidar com muito carinho do Parque da Maré”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella.

1 – Morro do Parque Ecológico

O morro do parque, com 41 mil metros quadrados, será todo renovado com o plantio de plantas e árvores. A área ganhará quadra de esporte poliesportiva, área com brinquedo para crianças, anfiteatro e horta comunitária. No topo do morro, será construído um mirante memorial em homenagem às origens da Comunidade da Maré.

2 – Mercado Popular

Será construído um mercado popular sustentável com 3.200 metros quadrados. Nas modernas instalações, a água da chuva será coletada para reuso. Além disso, coletores solares e tetos verdes reduzirão os custos de energia. Na cobertura do mercado, funcionará uma escola de jardinagem e de plantio de hortas sem agrotóxicos, promovendo a alimentação barata e sadia e estimulando o plantio de hortas nas lajes das residências.

3 – Nave do Conhecimento

A nave, com instalações para aulas de informática e de comunicação, é um projeto de inclusão digital. O espaço terá biblioteca virtual e espaços para desenvolver curso de línguas. Com 500 metros quadrados, a fachada da unidade funcionará com uma área para exibição de filmes ao ar livre.

4 – Área de lazer com cascatas

Além de refrescar, divertir e embelezar o parque, a água será reutilizada, filtrada e clorada. Um mecanismo conectado por sensores regulará a quantidade e o tempo em que a água vai jorrar dos grandes chuveiros-cascatas.

5 – Quiosques

Quiosques, banheiros e guaritas serão construídos a partir da reutilização de contêineres, com coletores solares na sua cobertura, o que reduzirá os custos energéticos. As paredes servirão de espaços de comunicação gráfica para educação ambiental.

6 – Renaturalização

As margens do Canal do Fundão serão renaturalizadas, devolvendo para as margens a fauna e a flora ciliar. Além da recomposição da paisagem, a iniciativa será parte de um projeto de educação ambiental. A proposta é que o efeito paisagístico sobre os moradores, antes degradado, seja pacificador e redutor da violência, principalmente entre as crianças.

7 – Utilização de áreas de viadutos

As áreas debaixo dos viadutos serão utilizadas para a prática de esporte com quadras poliesportivas. Haverá ainda espaços para promover empreendedorismo, trabalho, comércio e serviços. A boa iluminação criará um ambiente confortável e seguro, propício ao convívio social.

8 – Palco para eventos e shows

Um palco com 25 metros de largura e 11 metros de altura, com infraestrutura de camarins, servirá para difundir e promover a arte local, assim como shows de maior porte.

9 – Áreas com brinquedos para crianças e equipamentos para a terceira idade

Diversos brinquedos serão projetados e integrandos ao desenho paisagístico do parque. O projeto prevê ainda equipamentos nas áreas de lazer para crianças com deficiência e aparelhos de exercícios físicos para o público da terceira idade.

10 – Pista de skate

A pista servirá para o treino dos skatistas locais e ponto de competições nacionais e internacionais.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend