Crivella reinicia obra de desvio do Rio Joana para prevenir enchentes na Grande Tijuca

Prefeito do Rio de Janeiro visitou o trecho sob a Quinta da Boa Vista do Túnel que fará o desvio do Rio Joana

Publicado em 15/3/2018 - 00:00

Crivella reinicia obra de desvio do Rio Joana para prevenir enchentes na Grande Tijuca
O prefeito Marcelo Crivella visita trecho sob a Quinta da Boa Vista do Túnel que fará o desvio do Rio Joana

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) visitou, na última quarta-feira (14), o canteiro da obra de desvio do Rio Joana em São Cristóvão, Zona Norte da cidade. A obra, que reforçará a prevenção contra enchentes na região da Grande Tijuca, foi retomada pela prefeitura depois de ter sido paralisada na gestão anterior, em 2016. A previsão de duração do trabalho é de dez meses, e a conclusão deve acontecer até o início do próximo ano. Falta terminar o equivalente a 20% do projeto. A conclusão dessa fase possibilitará a ligação do novo curso do rio com o braço antigo do Joana, próximo ao Estádio do Maracanã, e com a Baía de Guanabara.

“O desvio do Rio Joana é um grande projeto. São quilômetros de túneis e canais que vão desaguar na Baía de Guanabara. É uma obra de engenharia extraordinária, com valor acima de R$ 200 milhões e que ficará como patrimônio para a população do Rio de Janeiro, sobretudo para as pessoas que moram na área da Tijuca e do Rio Maracanã, toda essa região que no passado enchia nos dias de temporal”, disse Crivella, ao lado de engenheiros da prefeitura, no túnel que está sendo construído embaixo da Quinta da Boa Vista.

O túnel e a galeria levarão parte das águas do rio, que seguiam para o Canal do Mangue, para um deságue independente na Baía de Guanabara, contribuindo para evitar o transbordamento dos rios Maracanã, Trapicheiros, Comprido e Joana, que atravessam a Grande Tijuca. A água do Rio Joana vai escoar até desaguar na Baía, na altura das docas (Zona Portuária).

São 3,2 km de obra. Destes, a maior parte é de túnel: 2,5 km. O restante (700m), de galerias. O desvio do rio começa no ponto entre o Estádio do Maracanã e a Uerj. O túnel passa por baixo da rede ferroviária e do metrô, entre outros pontos. Existe trecho também embaixo da Mangueira, em São Cristóvão e na Avenida Brasil. Segundo Cláudio Dutra, presidente da RioÁguas, responsável pela obra, trata-se do maior túnel de drenagem do país em área urbana. O túnel tem 6,8m de altura e 9m de largura. Em alguns trechos ele fica a dois metros do nível da rua, e em outros essa distância chega a 50m.

O custo total é de R$ 229 milhões. O trecho que falta é de 300m. Nessa fase final da obra são R$ 49 milhões. A obra começou em 2012, foi interrompida dois anos depois e em seguida retomada, para ser novamente paralisada em 2016. O desvio do Rio Joana complementa a estratégia de ação para contenção de enchentes nos bairros da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú, contemplados com os reservatórios da Praça da Bandeira (um, com capacidade de 18 milhões de litros); Praça Niterói (três, num total de 58 milhões de litros); e Praça Varnhagen (um, de 43 milhões de litros).

“Na verdade, o túnel vai funcionar como um grande reservatório horizontal para absorver a água de toda essa região”, explicou o presidente da Rio Águas. “Se houver chuva na maré alta, o túnel vai absorver toda essa água, e quando vazar a maré essa água vai embora”, exemplificou.

O Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca é uma ação ambiental que está reduzindo os riscos das históricas inundações na região, uma reivindicação de décadas dos moradores da Tijuca e dos bairros adjacentes. A construção dos reservatórios foi a solução técnica encontrada pela Prefeitura para receber a água das chuvas, servindo para amortecer os grandes volumes em momentos de pico, principalmente no período mais chuvoso, durante o verão. A água é armazenada e liberada de forma controlada, evitando enchentes.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Paulo Araújo

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