Crivella recebe autoridades na Velo-City e debate incentivo ao uso de bicicleta

No encontro com outras autoridades, Crivella destacou ainda que o uso da bicicleta colabora para que o Rio se torne “uma cidade mais fraterna, inclusiva e com qualidade de vida”

Publicado em 15/6/2018 - 00:00

Crivella recebe autoridades na Velo-City e debate incentivo ao uso de bicicleta
No encontro com outras autoridades, Crivella destacou ainda que o uso da bicicleta colabora para que o Rio se torne “uma cidade mais fraterna, inclusiva e com qualidade de vida”

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) recebeu, na quinta-feira (14), num encontro que teve passeio de bicicleta e trocas de experiências sobre políticas para mobilidade urbana, outros prefeitos e representantes de mais de 30 cidades que participam da Velo-City, a maior conferência mundial sobre o tema no mundo e que acontece na cidade durante esta semana. Após almoço no Armazém 3 do Pier Mauá, na Zona Portuária, local do evento, Crivella e demais autoridades deram uma volta de bicicleta, para, em seguida, se reunirem no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, em encontro que discutiu propostas adotadas em diferentes lugares do mundo e que possam servir de inspiração para o Rio se tornar uma cidade ainda mais amigável para os ciclistas. Essa é a primeira vez que a Velo-City, evento criado na Europa, ocorre na América Latina.

“No Rio de Janeiro temos um trânsito cada vez mais difícil. E a cidade tem feito tentativas de melhorar seu transporte de massa, com o VLT, metrô, trens. Agora, nada supera as pessoas que andam de bicicleta para pequenos deslocamentos, para irem à escola, ao shopping, ao clube. A cidade precisa ser amigável”, comentou Crivella. “A Velo-City é isso: traz os estudos, as experiências internacionais, o que está acontecendo em outras cidades, no sentido de que as pessoas usem mais suas bicicletas. Daí a importância dessa conferência: a imprensa, os médicos, todos falarem bem da bicicleta, dos efeitos para o meio ambiente, para o trânsito e para a saúde”, concluiu.

No encontro com outras autoridades, Crivella destacou ainda que o uso da bicicleta colabora para que o Rio se torne “uma cidade mais fraterna, inclusiva e com qualidade de vida”. Além do prefeito do Rio, apresentaram suas considerações o ministro de governo da Região de Bruxelas, na Bélgica, responsável por mobilidade e serviços públicos, Pascal Smet; e o vice-prefeito de Paris para assuntos relacionados à mobilidade, Christophe Nadjovski, que é também presidente da Federação de Ciclistas da Europa (ECT, na sigla em inglês), parceira da Prefeitura do Rio na organização da Velo-City de 2018. Também participaram da mesa os secretários municipais de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta; e de Conservação e Meio Ambiente, Roberto Nascimento.

Em seu terceiro dia, a edição carioca da Velo-City chegou a mais de 20 horas de debates sobre mobilidade e sustentabilidade, com painéis, fóruns e também uma Bike Parade (“bicicletada” realizada na quarta-feira, com centenas de ciclistas). Ao todo, foram mais de 40 eventos sobre bicicleta dentro da conferência, que termina na sexta-feira, dia 15. Representantes da sociedade civil, do setor privado, de organizações não governamentais (ONGs) e de governos discutiram medidas para tornar o uso da bicicleta ainda mais popular e fazer dela uma prática inclusiva e sustentável para as cidades. Um dos casos citados como bom exemplo foi o do sistema de bicicletas compartilhadas do Rio, parceria da Prefeitura com a iniciativa privada e que hoje atende 1,1 milhão de usuários, com 164 estações disponíveis para a população (em breve serão 260).

O tema da Velo-City no Rio de Janeiro, que teve início na terça-feira passada, é “Acesso à Vida”. Na definição da própria organização do evento, o tema pode ser traduzido da seguinte forma: “Aprenda a viver para alcançar Felicidade e Qualidade de Vida, pois precisamos Integrar a Vida e o Transporte, gerando uma Economia Viva”. A cidade do futuro, segundo a proposta apresentada, é uma cidade com Acesso à Vida.

A conferência apresenta conexões da bicicleta com educação, transporte, turismo, lazer, cultura, inovação, sustentabilidade e políticas públicas. Além dos debates, plenárias e palestras, que reúnem os maiores nomes da mobilidade por bicicletas no mundo, são apresentados 165 trabalhos acadêmicos, de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil.

História do evento

A Velo-City começou em 1980, em Bremen, na Alemanha e inspirou a criação da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), em 1983, atual organizadora do evento. A conferência acontece em cidades que investem em ciclovias e na cultura do ciclismo como transporte e meio de vida. A próxima edição, em 2019, será em Dublin, na Irlanda, e no ano seguinte o evento chegará à Cidade do México.

Veja os locais e os anos das edições anteriores:

2017 – Arnhem and Nijmegen, Holanda
2016 – Taipei, Taiwan
2015 – Nantes, França
2014 – Adelaide, Austrália
2013 – Viena, Áustria
2012 – Vancouver, Canadá
2011 – Sevilha, Espanha
2010 – Copenhague, Dinamarca
2009 – Bruxelas, Bélgica
2007 – Munique, Alemanha
2005 – Dublin, Irlanda
2003 – Paris, França
2001 – Edimburgo e Glasgow, Escócia
1999 – Graz, Áustria, e Maribor, Eslovênia
1997 – Barcelona, Espanha
1996 – Ferrara, Itália
1995 – Basel, Suíça
1993 – Nottingham, Inglaterra
1992 – Montreal, Canadá
1991 – Milão, Itália
1989 – Copenhague, Dinamarca
1987 – Groningen, Holanda
1984 – Londres, Inglaterra
1980 – Bremen, Alemanha

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend