Crivella reabre em São Cristóvão abrigo para população em situação de rua

O espaço tem capacidade para abrigar 50 homens, entre 18 e 59 anos. A unidade passou por obras de melhorias e dedetização

Publicado em 16/11/2017 - 00:00

Crivella reabre em São Cristóvão abrigo para população em situação de rua
O espaço tem capacidade para abrigar 50 homens, entre 18 e 59 anos. A unidade passou por obras de melhorias e dedetização

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), reabriu na terça-feira (14) o abrigo Plínio Marcos, em São Cristóvão, dedicado ao acolhimento da população em situação de rua. O espaço tem capacidade para abrigar 50 homens, entre 18 e 59 anos. A unidade passou por obras de melhorias e dedetização. Os beliches foram reformados e ganharam roupas de cama novas. O prédio foi pintado, ganhou acessibilidade, novo sistema de eletricidade.

“É um alento pra nós, é um colírio, ver esse abrigo reaberto tão bonito, com ar condicionado, com chuveiro (chuveiro elétrico) e as pessoas felizes”, comentou o prefeito.

O centro de acolhimento não serve apenas para pernoite, mas para residência permanente. Além de cinco refeições diárias e acompanhamento psicossocial, os abrigados recebem auxílio para resolverem problemas de documentação, reencontrar a família e procurar trabalho, entre outros serviços. Recentemente, secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos firmou parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras) e a Defensoria Pública do Estado, para capacitar 12 acolhidos (homens entre 25 e 35 anos) como artesãos de adereços e artigos para o carnaval.

“A fase está melhorando. O final do ano também é uma boa fase para as pessoas conseguirem emprego. Acredito que com o Pedro Fernandes vamos conseguir dar um passo grande no nosso projeto”, avaliou o prefeito

A secretaria conta com cerca de 70 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas para prestar atendimento aos acolhidos. O Plínio Marcos é um dos quatro abrigos reformados este mês pela secretaria. O secretário Pedro Fernandes comemorou a reabertura do espaço.

“Hoje eu recebi a maior gratificação que eu poderia receber como profissional, como cidadão. Um dos nossos abrigados disse que prefere dormir na nossa unidade a dormir nas ruas. A gente tem que fazer com que as nossos abrigos sejam atrativos, como esse aqui”, disse o secretário que informou já ter iniciado o trabalho de melhorias no abrigo de Bonsucesso.

Morador da Favela do Arará, Rodolfo Machado, de 24 anos, estava vivendo nas ruas da Central do Brasil quando foi convidado a ir para um dos abrigos. “Já passei por muitos abrigos, mas não ficava em nenhum. Achei esse abrigo bonito. Diferente dos outros. Quero mudar de vida e arrumar um emprego”, contou Rodolfo.

A Prefeitura do Rio, por intermédio da SMASDH, já reabriu as Casas Vivas da Penha e Del Castilho, para jovens dependentes químicos; e o Abrigo Malala, para meninas, em Botafogo. Ainda este mês serão entregues o Hotel Popular do Centro, na Central do Brasil; e o Abrigo de Bonsucesso.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend