Crivella participa de mutirão de limpeza e conservação em Manguinhos

Os rios Faria Timbó e Jacaré passarão por limpeza e dragagem, enquanto o campo de futebol e a pracinha serão reformados

Publicado em 29/1/2018 - 00:00

Crivella participa de mutirão de limpeza e conservação em Manguinhos
Os rios Faria Timbó e Jacaré passarão por limpeza e dragagem, enquanto o campo de futebol e a pracinha serão reformados

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), vistoriou na manhã desta segunda-feira (29) o mutirão de serviços realizado por diversos órgãos da Prefeitura na comunidade de Manguinhos, Zona Norte da cidade. Os rios Faria Timbó e Jacaré passarão por limpeza e dragagem, enquanto o campo de futebol e a pracinha serão reformados. Crivella também esteve na Horta Comunitária de Manguinhos, que fornece produtos para órgãos municipais.

Os trabalhos incluem ainda a participação da Comlurb em uma grande operação de limpeza, com a desobstrução de ralos, canaletas, ruas e vielas, além de retirada de entulhos e poda de árvores. Técnicos do setor de Controle de Vetores inspecionaram bueiros, aplicaram raticidas e alertaram os moradores sobre as medidas mais adequadas de combate aos roedores.

“Esse é um problema antigo (enchente na região em dias de chuva forte) e agora vamos fazer a manutenção constante. O desassoreamento dos rios Faria Timbó e Jacaré é fundamental. Quero fazer também um apelo à população para não jogar lixo, móveis, carcaças de carros porque o rio é estreito, fica alagado e acaba transbordando. Temos que ficar com as máquinas aqui limpando. E tem a atuação importante dos guardiões do lixo, com jovens da comunidade que nos ajudam nessa manutenção constante”, disse o prefeito.

Crivella afirmou que a Prefeitura tem feito a regularização fundiária em Manguinhos, para que as pessoas tenham, definitivamente, as suas escrituras e os seus registros de imóveis. “Isso dá valor ao terreno, pode lastrear um empréstimo para que elas façam as reformas nas suas casas”, destacou.

“E tem mais. Estamos fazendo a reforma de três praças. O trabalho em Manguinhos está sendo realizado com a participação de diversos órgãos municipais, como a RioUrbe, Secretaria Municipal de Urbanismo, Subsecretaria de Bem Estar Animal, entre outros. A Secretaria de Saúde veio verificar o funcionamento da clínica e do posto de saúde do bairro. E vamos ouvir a população. Ver com os moradores o que eles precisam”, comenta Crivella.

Na visita à horta comunitária, importante projeto desenvolvido em Manguinhos, Crivella aproveitou a oportunidade para dar um recado aos moradores.

“No fim do ano passado, aprovamos uma lei chamada Zona Franca Social. E o que significa? As empresas que se instalarem em comunidades carentes não pagarão IPTU nem ISS. Estamos tentando com o governador (Luiz Fernando Pezão) de não pagarem ICMS também. E vão ter prioridade para vender para o governo. Então, se eu precisar comprar uniforme escolar para as crianças, para os garis ou para a Guarda Municipal, placas de trânsito ou alimentação para nossas escolas, quem produzir nas comunidades, em cooperativas e com mão de obra local, vai ter preferência para vender para o município e não vai pagar imposto. É o caso dessa horta comunitária que fornece alimentos para unidades da Prefeitura”, afirmou o prefeito do PRB.

O prefeito também fez um balanço dos mutirões que a Prefeitura tem levado para diversas comunidades, como Rocinha, Mangueira, Maré, Kelson’s, entre outras, destacando que as ações mudam a qualidade de vida das pessoas.

“Vamos falar da Rocinha, que foi a primeira. Já cobrimos todo o valão da Rocinha. De onde vinham insetos, baratas, ratos. Já caíram pessoas. Já teve morte e o corpo foi encontrado em nossa estação de tratamento. É um trabalho muito importante que a Prefeitura vem realizando. Além disso, fizemos obras de contenção para evitar queda de encostas. Estamos fazendo reforma das fachadas. Recuperamos escolas da Rocinha. Municipalizamos órgão do estado que é um local onde as crianças fazem teatro, arte, exposições. Na Mangueira, a mesma coisa. Fizemos uma série de contenções, limpeza da rede pluvial, voltamos com Cimento Social, retomamos contato com SPU para botar abaixo o prédio do IBGE onde moram 128 pessoas em péssimas condições e vai ser um Minha Casa, Minha Vida. Enfim, para cada uma dessas comunidades estamos levando obras importantes de infraestrutura, habitacional, cuidando dos animais. Aliás, vamos lembrar mais uma vez essa questão de matar macacos. No estado, já mataram 150 animais, todos envenenados com chumbinho e fazemos um apelo para que esse massacre acabe porque o macaco é nosso amigo”, finalizou Crivella.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend