Crivella participa da abertura do mutirão de catarata no Benjamin Constant

Serão operadas 423 pessoas ao longo da semana. O mutirão marca a reabertura de cirurgias no instituto centenário, criado por D. Pedro II em 1854

Publicado em 20/3/2018 - 00:00

Crivella participa da abertura do mutirão de catarata no Benjamin Constant
Serão operadas 423 pessoas ao longo da semana. O mutirão marca a reabertura de cirurgias no instituto centenário, criado por D. Pedro II em 1854

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) abriu, nesta segunda-feira (19), o mutirão de cirurgias de catarata que será promovido até sábado (24), no Instituto Benjamin Constant (IBC), por meio de convênio de cooperação técnica entre o próprio IBC e o Hospital Gafrée e Guinle. Serão operadas 423 pessoas ao longo da semana. O mutirão marca a reabertura de cirurgias no instituto centenário, criado por D. Pedro II em 1854 e que serve como residência médica em oftalmologia e presta atendimento a pessoas com deficiência visual.

“A prefeitura está aplaudindo de pé e celebrando a iniciativa do Instituto Benjamin Constant e do Gafrée e Guinle para fazermos esse grande empreendimento pelas pessoas com catarata. É uma Olimpíada, um marco. São pessoas que estão com a qualidade de vida ruim, pessoas idosas que não podem ler um livro ou ver uma novela. É uma grande iniciativa”,  afirmou Crivella.

O lançamento do mutirão aconteceu na sede do IBC, na Urca, Zona Sul do Rio. Com a volta do Benjamin Constant às cirurgias, a intenção da prefeitura é fazer um convênio com o instituto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar operações de catarata também pelo Sisreg, o Sistema de Regulamentação da Prefeitura. Hoje a fila é de 15 mil pacientes à espera da cirurgia.

“Contratar o serviço oftalmológico do IBC pelo SUS será uma ótima alternativa para reduzirmos a espera por cirurgia de catarata no Sisreg”, disse o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, que citou o sucesso do Corujão Carioca, mutirão de cirurgias eletivas de outras doenças, que tem sido feito nos hospitais municipais à noite e nos finais de semana. “Foram feitas mais de 600 cirurgias em 20 dias. Nossas equipes estão trabalhando com a máxima dedicação para zerar a fila por cirurgias eletivas”, completou Mattos.

Rocinha

Mais cedo, Crivella vistoriou a obra de readequação urbanística das fachadas da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul da cidade. Serão feitas as trocas de 200 esquadrias e 50 basculantes. A Prefeitura vai pintar 3,6 mil metros quadrados de parede externa e 10 mil m2 internamente, além de fazer o emboço de 1,8 mil m2. A previsão de conclusão do serviço é de quatro a seis meses. A obra está orçada em R$ 1,1 milhão, de acordo com o edital.

“Estamos fazendo obra aqui com Rioluz, Rio-Águas, o pessoal do Urbanismo, e com a Comlurb também, cuidando da limpeza. Vamos fazer pintura e troca de esquadrias e das marquises na fachada da Rocinha. A gente quer que as pessoas que passam pela Estrada Lagoa-Barra olhem e tenham a ideia de uma comunidade arrumada, que trabalha e luta, mas que hoje está com a aparência muito ruim. Viemos hoje aqui para acelerar a obra”, disse Crivella, que na visita à comunidade aproveitou para conferir o local onde haverá a instalação de grades sobre o Canal da Rocinha, pela Rio-Águas.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend