Crivella leva Cuidar da Cidade à Penha

Programa de zeladoria “Cuidar da Cidade”, iniciado este ano, chega à 19ª edição, com 17 mil ações de melhorias em diversos bairros

Publicado em 11/7/2019 - 00:00 Atualizado em 1/7/2020 - 17:36

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) levou a mais um bairro, nesta quinta-feira (11), o Cuidar da Cidade. A 19ª edição do programa de zeladoria, que resolve demandas enviadas pela população à Central 1746, foi na Penha, na Zona Norte.

“A Penha vai fazer 100 anos daqui a pouquinho, neste mês. Estamos aqui hoje tapando buracos em diversas ruas, fazendo podas de árvores, drenagem, limpando ralos. Tenho certeza de que a Penha, depois disso tudo, vai ficar muito mais bonita”, disse Crivella, após inspecionar as ações na Praça Panamericana. “O programa começa no 1746. A gente vai atendendo as demandas da população. É um trabalho incansável da Prefeitura. Estamos na rua, estamos lutando”, completou.

Na Penha, foram mais de 400 solicitações de moradores. Desde janeiro, o Cuidar da Cidade já desenvolveu cerca de 17 mil ações a partir de pedidos encaminhados ao 1746. Desta vez, os órgãos municipais se concentraram no perímetro das seguintes vias: Avenida Lobo Junior; Rua Belizário Pena;
Rua Conde de Agrolongo; Rua Costa Rica; Rua Curuá; Rua Delfina Enes; Rua do Couto; Rua Gruçaí; Rua Guaianases; Rua Ibiapina; Rua Ingaí; Rua Jacurutã; Rua Jequiriçá; Rua Macapuri; Rua Montevidéu;
Rua Nicarágua; Rua Panama; Rua Patagônia; Rua Quito e Rua Santiago.

Além dos serviços de poda de árvore, tapa-buracos, desobstrução de galerias de águas pluviais, retirada de entulhos e melhorias na sinalização viária, há vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pela Vigilância Sanitária municipal, e campanha de coleta seletiva de lixo, pela Comlurb.

“Essa manutenção veio em boa hora. Estava tudo muito abandonado. Agora, melhorou, e eu aprovo o Cuidar do Cidade”, comentou Joelma Miranda, moradora da Penha.

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais. Atuam servidores da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb, Rioluz, Fundação Parques e Jardins, CET-Rio, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e secretarias de Saúde e Educação.

Mais sobre o Cuidar da Cidade

Há duas semanas, Crivella anunciou investimentos de R$ 100 milhões para a frente emergencial do Cuidar da Cidade, que será ampliado. Nesse pacote serão tapados 250 mil buracos e aumentada a capacidade de trabalho da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), que terá o triplo de funcionários nas ruas: de 456 para 1.284.

Criado pelo prefeito e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o programa já passou pelos seguintes locais:

Zona Norte:
– Tijuca/Praça Afonso Pena;
– Tijuca/Praça Saens Peña;
– Ilha do Governa tem GGdor;
– Rocha Miranda;
– Méier
– Vigário Geral;
– Pavuna;
– Penha.

Zona Oeste:
– Padre Miguel;
– Santa Cruz;
– Campo Grande;
– Inhoaíba;
– Campo Grande / Conjunto da Marinha;
– Vila Valqueire;
– Pechincha;
– Paciência.

Centro

Zona Zul:
– Leblon

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend