Crivella lança Rio+Seguro Fundão

Crivella lança Rio+Seguro Fundão

Rio+Seguro Fundão: convênio entre Prefeitura e UFRJ dá início a parceria que prevê patrulhamento de PMs e GMs na área da Cidade Universitária da UFRJ

Rio de Janeiro (RJ) – O Prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, na sexta-feira (7), o Rio+Seguro Fundão, programa voltado para atuação na área da Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O convênio – fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Prefeitura da UFRJ – dá início à ação, que prevê reforço de 23 agentes (13 PMs e 10 GMs) por dia, divididos em turnos, para o patrulhamento das vias da Ilha do Fundão. As equipes contarão com três viaturas e quatro motocicletas para realizar rondas de segunda a sexta, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 6h às 18h, períodos de maior movimento de público da universidade. A sede do Rio + Seguro Fundão funcionará na Praça Jorge Machado Moreira (atrás do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva – IESC).

Crivella lança Rio+Seguro Fundão

“Fizemos uma parceria com a prefeitura do Fundão para estar com nossos guardas municipais e também com a Polícia Militar. A mesma coisa que fizemos em Copacabana, exitosamente, agora será feita no Fundão”, disse Crivella.

A Cidade Universitária será a segunda área a receber o programa pioneiro. Implantado no dia 3 de dezembro de 2017 em Copacabana e Leme em apoio à segurança pública, o Rio+Seguro utiliza reforço diário de policiais militares (contratados durante a folga) e guardas municipais em ações de patrulhamento urbano, além de promover a integração com outros órgãos municipais e estaduais para a resolução de problemas de ordenamento.

“Não vai ser só a segurança não, será como em Copacabana, onde a gente atuou em parceria fazendo tapa-buraco, consertando calçadas, podando árvores, desentupindo ralos. Vamos apoiar a prefeitura do Fundão em todas essas obras que cabem à Prefeitura do Rio”, afirmou Crivella.

Diferentemente da operação em Copacabana e Leme – que também contempla o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador -, em que a Prefeitura arca com o pagamento de PMs por meio do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança), o Rio+Seguro Fundão será custeado pela UFRJ com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões por ano.

“Temos apoio da iniciativa privada e do próprio Fundão, com isso a Prefeitura ganha mais condições financeiras. Estamos investindo ali em torno de 200 mil reais por mês, um pouco mais que isso. Eu diria que 60 a 70 por cento é da iniciativa privada, através de empresas que contribuem e colaboram com o Fundão”, explicou o Prefeito.

Assim como na Zona Sul, o programa contará com emprego de tecnologia e inteligência em suas ações. É prevista a integração de câmeras utilizadas no monitoramento do campus ao sistema do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda, no Centro de Operações Rio (COR). E um canal direto de comunicação entre a comunidade e os agentes será aberto por meio de um número exclusivo de WhatsApp.

“Tenho certeza de que as pessoas do Fundão vão estar muito mais seguras, a presença das viaturas, dos guardas, as ruas vão estar mais iluminadas. Nós vamos aperfeiçoando, se precisar melhorar a gente vai aprimorando ao longo do serviço, é caminhando que se abrem os caminhos, o primeiro passo foi dado agora”, disse Crivella.

Em 18 meses da atuação em Copacabana e Leme, o Rio + Seguro colhe diversos resultados. A seguir um balanço das principais ações do programa que agora chega ao Fundão:

Polícia Militar e Guarda Municipal

708 detidos (prisões em flagrante, contravenção penal, cumprimentos de mandado, entre outras ocorrências)

482 apreensões de crianças e adolescentes

128 cumprimentos de mandados: 108 (prisão) e 20 (busca e apreensão)

627 ocorrências atendidas pelas equipes formadas por PMs e GMs. Entre elas, apreensões de produtos piratas (7.565 itens, entre óculos, chinelos, roupas e outros), de dispositivos de clonagem de cartões bancários (22 “chupa-cabras”) e de máquinas caça-níqueis (24).

5.919 ocorrências atendidas pelos grupamentos da GM-Rio, 70% delas referente à fiscalização de posturas (4.286), incluindo orientação para a retirada de animais da faixa de areia (2.007) e proibição de prática esportiva (como altinho) em desacordo com a legislação municipal (259), entre outras condutas relacionadas à má utilização de equipamentos ou logradouros públicos.

A Guarda Municipal apreendeu ainda 36.721 materiais, totalizando 89.087 materiais retidos somados aos das ações da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), e aplicou 5.929 autuações.

Fiscalização de ambulantes

A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), já fiscalizou mais de mil ambulantes nos bairros de Copacabana e Leme em ações integradas e de rotina. As operações resultaram em 52.366 itens apreendidos.

Estacionamento e transporte irregulares

As coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), ambas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeram 2.689 veículos por estacionamento em local proibido e transporte irregular de passageiros nos dois bairros cariocas. Somente este ano, foram removidas cinco vans piratas na área e aplicadas 152 multas ao transporte complementar.

Vigilância Sanitária

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) realizou desde o início do programa 3.724 inspeções em estabelecimentos comerciais, resultando em 752 infrações, com 168 interdições (totais e parciais) e cerca de meia tonelada (504 kg) de alimentos inutilizados.

Podas de árvores

Em apoio ao Rio + Seguro, a Comlurb executou 5.292 podas de vegetais em Copacabana. O serviço segue a rotina operacional da Companhia e tem como objetivo solucionar conflitos com placas de sinalização, câmeras de segurança, iluminação pública e fachadas, em atendimento a demandas registradas na Central de Atendimento 1746 da Prefeitura.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.