Crivella lança projeto Guarda Mirim para alunos da rede municipal de ensino

Iniciativa estimula o exercício da cidadania e conscientiza sobre valores morais, éticos e sociais

Publicado em 30/5/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 17:41

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, nesta quarta-feira (29), o projeto Guarda Mirim, voltado para alunos da rede municipal de ensino, em solenidade na sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), em São Cristóvão. O objetivo da iniciativa é estimular os alunos a exercerem sua cidadania e conscientizá-los sobre a importância de valores morais, éticos e sociais. O projeto-piloto conta com aulas práticas e teóricas e a participação de 120 alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental das escolas municipais Princesa Isabel, em Santa Cruz, e Medalhista Olímpico Diego Matias Hypólito, em Inhoaíba, ambas na Zona Oeste.

“Temos 650 mil crianças nas nossas escolas e metade delas vem de famílias que recebem a Bolsa Família. São famílias que têm pouco rendimento. A Secretaria de Educação está atenta a isso e, a partir de agora, está promovendo atividades pedagógicas aos sábados para os alunos, que depois almoçam na unidade escolar. Não são atividades obrigatórias, mas são para os que querem e precisam. Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação pela Guarda Mirim, com a nossa Guarda Municipal”, afirmou Crivella.

A iniciativa é desenvolvida pela GM-Rio e pelas secretarias municipais de Educação (SME), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Ordem Pública (Seop). Com a proposta, os alunos se tornarão multiplicadores dos conhecimentos para que se estabeleça a “corrente do bem”. Eles repassarão os ensinamentos para pais, responsáveis e amigos, fortalecendo a difusão das mensagens propositivas.

As aulas são ministradas por guardas municipais do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e da Academia da GM-Rio. A iniciativa pretende ainda contribuir para reduzir a evasão escolar e aumentar o rendimento dos alunos. O conteúdo aborda temas transversais ao currículo escolar, como história da cidade do Rio de Janeiro, postura e disciplina, prevenção à violência, educação socioemocional, vivência em direitos humanos, combate ao mosquito da dengue, valorização da mulher, violência doméstica, segurança no trânsito, atendimento pré-hospitalar, sustentabilidade, integração família-escola e segurança física de instalações.

“É com muito orgulho que apresentamos esse projeto ao prefeito e à nossa cidade. Vocês são o nosso futuro. Precisamos resgatar valores, respeitar a família, valorizar pai e mãe e valorizar a escola, pois ela é muito importante e vai transformar suas vidas. Com esse projeto, tenho certeza que, ao final desse curso, vão ter muito mais coisa a dizer e estaremos aqui para ouvi-los, enquanto guardas mirins, escutando o que podemos melhorar na nossa cidade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Talma Suane.

O projeto conta ainda com atividades externas, como a primeira visita à Guarda Municipal realizada nesta quarta-feira, quando os alunos participaram de atividades lúdicas com a Ronda Escolar e o showdog (com demonstração de adestramento do Grupamento de Cães). Também conheceram as instalações do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e a sala da Banda de Música, que fez uma apresentação especial.

A comandante da Guarda Municipal, inspetora-geral Tatiana Mendes, foi uma das idealizadoras do projeto e acompanhou de perto todo o planejamento do projeto, em execução desde março.

“A Guarda Mirim é um sonho antigo da Ronda Escolar, que tive a honra de comandar durante 15 anos. Ao longo de todo esse tempo trabalhando nas escolas, vimos como a Guarda pode ser interativa e participativa na formação de vida das nossas crianças e adolescentes. Tenho certeza que a Guarda Mirim será uma referência no Rio de Janeiro e já queremos estendê-la para outras unidades escolares futuramente”, disse.

No cronograma também estão previstas visitas ao Corpo de Bombeiros e ao Museu da Light, além de aulas de educação para o trânsito com a equipe da Operação Lei Seca e trilha guiada por guardas municipais.

Texto: Ascom – Prefeitura Rio de Janeiro
Foto: Paulo Araújo

Reportar Erro
Send this to a friend