Crivella lança pedra fundamental do Parque Chinês

Parque Chinês será erguido após revitalização de uma área de 5.430m². Serão construídas duas praças no local, cujo propósito é também se tornar um novo ponto turístico da cidade

Publicado em 20/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 12:53

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, nesta terça-feira (18), a pedra fundamental do Parque Chinês, que será erguido após revitalização de uma área de 5.430m² na Rua Gonçalves Crespo, na Tijuca, Zona Norte. Serão construídas duas praças no local, cujo propósito é também se tornar um novo ponto turístico da cidade. A obra, sem custo para a Prefeitura, será de responsabilidade da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, cuja sede fica na rua que será beneficiada pela iniciativa.

Crivella lança pedra fundamental do Parque Chinês

“A China tem muita identidade com o Brasil. É com a paz que a China conquistou o mundo, e é com a paz que o Brasil vai conquistar o mundo. Quero prestar minhas homenagens à China. A cultura da China é a cultura do otimismo. E o espaço que haverá aqui vai celebrar a cultura chinesa, a cultura brasileira e a união entre os dois povos”, disse Crivella.

O objetivo do projeto paisagístico é transformar o local a ponto de fazer com que os frequentadores se sintam num cantinho da China, o maior país da Ásia Oriental. Após a conclusão da obra, prevista para novembro de 2019, a Associação Cultural Chinesa pretende adotar a área, por meio do programa Adote.Rio, que prevê que o adotante assuma a manutenção do espaço.

“Já estou aqui no Brasil há 60 e poucos anos, é a minha segunda pátria, e tenho muito a agradecer ao Brasil, por acolher o povo chinês. No dia de hoje, quero agradecer também à Prefeitura do Rio, pelo lançamento da pedra fundamental do nosso parque. Brasil é o melhor país para viver. E a China é só amizade com o Brasil”, discursou o idealizador do projeto, Chi Fu Jen, integrante da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro.

No futuro Parque Chinês haverá pórtico e pagode (torre com múltiplas beiradas, típica da arquitetura chinesa), como os que existem tradicionalmente no país de origem. E também área de convivência, com o desenho dos pisos no mesmo desenho de praças chinesas. Estão previstas ainda ações de pavimentação, execução de novas baias de estacionamento, iluminação pública, sinalização horizontal e vertical, realimento de meio fio, revisão de drenagem e implantação de novas áreas verdes, com plantio de árvores e jardinagem.

Dona da segunda maior economia do mundo, a China passou por uma crescente demanda por urbanização nas últimas décadas, devido ao crescimento econômico. A paisagem urbana tem sido reconstruída em larga escala. O país costuma valorizar o regionalismo em sua arquitetura, e a Associação Cultural Chinesa do Rio, inspirada nesse conceito, tem interesse em valorizar o entorno de sua sede.

Esse será o segundo espaço público carioca com inspiração no país mais populoso do mundo. O outro é a Vista Chinesa, mirante localizado no Alto da Boa Vista e construído no início do século XX. Estima-se que existam 200 mil chineses no Brasil atualmente. A revitalização da praça na Rua Gonçalves Crespo é mais uma oportunidade de mostrar aos brasileiros um pouco da cultura daquela nação e de homenagear esses imigrantes e seus descendentes.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend