Crivella lança mutirão de cirurgias ortopédicas no Miguel Couto

Crivella lança mutirão de cirurgias ortopédicas no Miguel Couto

Serão 50 intervenções, a cada fim de semana, em hospitais da rede municipal do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, neste domingo (16), no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul da cidade, um mutirão de cirurgias ortopédicas na rede de saúde da Prefeitura, ao lado do diretor da unidade, Cristiano Chame. Hoje, a proposta é a realização de 25 cirurgias, além de todos os atendimentos e procedimentos de rotina, nos seguintes hospitais municipais: Salgado Filho, Miguel Couto, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Evandro Freire, Pedro II, Albert Schweitzer e Rocha Faria. A partir do fim de semana seguinte (12 e 13 de janeiro), o mutirão prossegue com a realização de 50 cirurgias, sendo 25 nos sábados e 25 nos domingos, enquanto houver demanda de pacientes. A meta é permitir a alta hospitalar mais rápida, o que trará conforto a esses pacientes de cirurgias ortopédicas de menor complexidade, além de viabilizar a utilização dos leitos por outras pessoas nas cirurgias de rotina que já acontecem nas unidades.

Crivella lança mutirão de cirurgias ortopédicas no Miguel Couto

“São 7h da manhã e estamos no Miguel Couto, um dos maiores hospitais do Brasil, no lançamento do mutirão de cirurgias ortopédicas. O hospital já queimou a largada e ontem mesmo já fez três cirurgias. E hoje vai fazer mais quatro. Então só aqui no Miguel Couto são sete. Mas estamos operando também em vários outros hospitais da rede, como Lourenço Jorge e Souza Aguiar também. É provável que a gente passe do plano de fazer 25 cirurgias hoje, neste lançamento do mutirão. E nos próximos fins de semana vamos fazer 50 cirurgias ortopédicas nos nossos hospitais. Final de ano, são muitos acidentes, cai muita gente, acabam enchendo as enfermarias. E como chegam muitas emergências, os que fariam cirurgias ortopédicas de casos pequenos poderiam ficar mais tempo aguardando”, informou o prefeito Crivella.

Normalmente, só no Hospital Miguel Couto, são realizadas cerca de 200 cirurgias ortopédicas todos os meses. Este mutirão foi idealizado pelo prefeito após visita, na última quinta-feira, ao Hospital Pedro II, quando Crivella verificou que nas enfermarias, onde cabem 30 pessoas, havia 70, muitas aguardando cirurgias ortopédicas. Eram pacientes que estavam esperando a realização de suas cirurgias porque, neste período de festas de fim de ano, chegam muitas pessoas com traumatismos urgentes e que precisam ser operadas emergencialmente, fazendo com que os casos de menor complexidade voltem para a fila. O prefeito então se reuniu com a secretária de Saúde e com os diretores dos maiores hospitais da rede da Prefeitura e determinou o mutirão a partir deste domingo.

A grande quantidade de pessoas à espera de cirurgia também reflete a crise financeira que ocorre no Estado do Rio de Janeiro. O Rio perdeu uma grande quantidade de empregos e muitos trabalhadores ficaram sem plano de saúde, passando a recorrer à rede municipal. Também é comum que pessoas de municípios vizinhos, especialmente da Baixada Fluminense, busquem atendimento na rede da Prefeitura, que continuará de portas abertas para atender a população.

“Os profissionais da Saúde do município se dedicam intensamente ao trabalho, todos os dias. Muitas vidas são salvas diariamente por nossos profissionais. Então, quero agradecer a nossa rede mais uma vez por estar ao nosso lado neste grande mutirão humanitário de cirurgias ortopédicas”, destacou o prefeito.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.