Crivella lança cartão para taxistas do Rio

Com RioCard Duo, pelo menos 12 mil motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária poderão receber corridas pagas via aplicativo e com cartões de débito ou crédito

Publicado em 27/11/2018 - 00:00

Crivella lança cartão para taxistas do Rio
Com RioCard Duo, pelo menos 12 mil motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária poderão receber corridas pagas via aplicativo e com cartões de débito ou crédito

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou, nesta segunda-feira (26), mais uma novidade para facilitar o trabalho dos 47 mil taxistas cadastrados na cidade e melhorar o atendimento aos passageiros. Em parceria com a Prefeitura, a RioCard e a Caruana S/A oferecem à categoria condições especiais de adesão ao RioCard Duo, meio eletrônico de pagamento de corridas que permitirá aos motoristas de táxi com nome no SPC ou sem conta bancária a inclusão no sistema financeiro.

“Esse cartão coloca os taxistas em um momento muito acima no negócio deles. Ele facilita a vida do taxista, já que muitos não têm conta corrente cadastrada e não conseguem receber recursos das corridas provenientes de chamadas vias aplicativo e pagas com cartões de crédito ou débito. Esse cartão oferece a facilidade de ser cadastrado como uma conta corrente, e os recursos das corridas são creditados diretamente nele”, destacou Crivella.

Hoje, pelo menos 12 mil taxistas do Rio (aproximadamente 26% da categoria) não podem receber corridas via aplicativos ou com cartões porque não movimentam conta bancária. O RioCard Duo muda essa realidade, porque o cartão pré-pago funciona, nesse caso, como explicou o prefeito, como uma conta corrente para a qual os aplicativos e operadoras de cartão podem transferir os valores correspondentes às corridas efetuadas pelo motorista.

O motorista que adquirir o RioCard Duo não precisará pagar taxa de adesão. E poderá solicitar até dois cartões adicionais, ativados por pessoas com mais de 16 anos e CPF válido. Por se tratar de um cartão pré-pago, seus créditos poderão ser gastos no comércio sem o risco de endividamento do titular: só será possível gastar o valor que houver no cartão.

“É uma facilidade muito bem-vinda para os taxistas. Eu já peguei o meu, e vou cadastrá-lo para receber o valor das corridas que faço via aplicativo e operadoras de cartões. É melhor do que ter conta no banco A e no B, fica tudo concentrado num cartão só, e o que entrar das corridas eu já posso usar para abastecer o carro, pagar contas e usar no transporte público, se eu precisar”, enumerou as vantagens o motorista de táxi José Jorge Mendonça, 55 anos, 26 deles na profissão.

Melhorias no sistema de táxi

A preocupação com a melhoria do sistema de táxi na cidade é uma marca da atual gestão. Desde abril de 2017, existe o TAXI.RIO, plataforma de mobilidade para intermediação de solicitações de corridas lançada pela Prefeitura. Mais de 23 mil taxistas aderiram, de forma facultativa. O maior ganho, para a categoria e para os usuários do serviço, é a oferta de mais corridas, por meio do aplicativo, com descontos de até 40%.

Confira outras medidas:

• Em julho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aumentou a vida útil dos táxis para oito anos. A decisão foi motivada pelas perdas financeiras da categoria.

• Foi feito o recadastramento de 10.068 auxiliares de táxi no período de 16 de abril a 31 de julho de 2018. Pela primeira vez, o processo foi realizado de forma presencial, garantindo transparência e efetividade, além de evitar possíveis falhas.

• Desde outubro de 2018, os taxistas passaram a poder escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. O envelopamento era uma reivindicação antiga da categoria, que tinha prejuízo na revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela costumam ser desvalorizados.

Como funciona o RioCard Duo

Há duas funções distintas no RioCard Duo. Uma delas, a de cartão pré-pago para compras em estabelecimentos comerciais físicos ou na internet, e pagamentos de boletos ou contas de consumo. Nesses casos, os taxistas também têm vantagens especiais: não será cobrada nenhuma taxa nas compras (salvo impostos nas transações internacionais, sujeitas à variação cambial), e haverá isenção de tarifas para até três pagamentos de contas por mês. O RioCard Duo ainda poderá ser usado como o RioCard em todos os modais do transporte coletivo (ônibus, BRT, trem, metrô, barcas, VLT e vans legalizadas).

A ativação e o uso do RioCard Duo são bem simples: basta seguir o passo a passo do aplicativo e as instruções divulgadas pela RioCard no atendimento presencial ao taxista ou no site www.riocardduo.com.br/taxi. O atendimento ao taxista será realizado em frente à sede administrativa da Prefeitura do Rio (Centro Administrativo São Sebastião – CASS), na Cidade Nova, sempre de segunda à sexta-feira, das 13 às 17hs, até o dia 21 de dezembro.

O pagamento de boletos, a solicitação de saldo, os extratos e as transferências são realizadas por meio do App RioCard Duo (pode ser baixado na Apple Store ou na Play Store). As transferências entre cartões RioCard Duo serão gratuitas, e os saques poderão ser feitos nas máquinas do Banco24Horas ou em qualquer outro caixa eletrônico vinculado à Rede Plus (alguns serviços podem ser tarifados).

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend