Crivella lança aplicativo para população avaliar serviços de saúde

Crivella lança aplicativo para população avaliar serviços de saúde

O aplicativo saude.rio está disponível na plataforma Android e, em breve, também no sistema IOS

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou na terça-feira (12), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o aplicativo saude.rio. A plataforma, encomendada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e desenvolvida pela IplanRio (Empresa Municipal de Informática), possibilita, nesta primeira versão, que o usuário avalie o serviço prestado pelas equipes de Atenção Primária, ou seja, o atendimento nas clínicas de família e nos centros municipais de saúde. A iniciativa está dentro do conceito das cidades inteligentes, em que a tecnologia é usada para melhorar o acesso, a transparência e a integração da sociedade com os serviços públicos.

“O aplicativo coloca na mão do nosso usuário a avaliação. Ou seja, o sistema será melhor se ele (usuário) avaliar. Se ele disser assim, fui mal atendido, nós vamos imediatamente tomar providências. Vamos chegar nessa clínica da família, nesse hospital e nessa maternidade e dizer assim. “Olha, vocês foram mal avaliados pelo cliente. O que houve?” Vamos ter autoridade para chegar lá e tomar providências”, explicou o prefeito, que ressaltou a importância da avaliação feita pelos pacientes: “Quando eu vou ao hospital, eu vejo as pessoas reclamando com muito nervosismo. Mas, quando agradecem, é um sussurro no meu ouvido, lá na enfermaria. Agora, com o aplicativo na mão, as pessoas vão poder também elogiar no momento em que forem bem atendidas”.

O aplicativo saude.rio está disponível na plataforma Android e, em breve, também no sistema IOS. Após baixá-lo, o acesso é bem fácil. É necessário preencher um cadastro com CPF, nome completo e CEP, e criar uma senha. Assim que essas informações forem fornecidas, a plataforma mostrará qual unidade de saúde da Atenção Primária é referência para o usuário.

Após esse passo, o usuário é levado a responder a cinco perguntas: se foi atendido, o tempo de espera, a limpeza da unidade, a equipe de profissionais e sua avaliação da unidade de saúde. “Na primeira versão do aplicativo, a IplanRio desenvolveu a avaliação do serviço de saúde, conforme solicitado pelo prefeito. Nas próximas versões, será possível também ter acesso à agenda de exames e consultas marcados pela Central Municipal de Regulação, saber onde pegar medicamentos, marcar consultas, entre outras funcionalidades”, explicou Julio Urdangarin, presidente da IplanRio.

Além de dar maior transparência, o aplicativo saude.rio vai servir para melhorar a gestão desses serviços na ponta, com a participação do usuário, acredita a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

“Com esse retorno qualitativo, nós, gestores, poderemos rever procedimentos e protocolos e aprimorar o atendimento de saúde oferecido à população. A ideia é oferecer aos profissionais de saúde uma proposta colaborativa e meritocrática”, afirmou a secretária de Saúde.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.